Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Força Nacional vai retirar tropas do Ceará e enviar ao Pará, diz secretário

Por O Liberal
Publicado em 05 de fevereiro de 2019 às 12:11H

Compartilhe:

Secretário nacional de Segurança Pública informou decisão nesta terça-feira.

Força Nacional deve ser descolada ao Pará (Foto José Cruz/Agência Brasil

O secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, informou nesta terça-feira, 5, que a Força Nacional de Segurança Pública – ligada ao Ministério da Justiça – vai iniciar a retirada de tropa de 420 homens em atuação no Ceará, diante de uma avaliação feita em conjunto com o governo estadual de que onda de ataques promovidos por facções criminosas foi debelada. A partir do próximo mês, uma parte das tropas da Força Nacional será deslocada ao Pará – para atuar a pedido do governo Helder Barbalho na segurança pública.

Pelos dados da Força Nacional, houve 442 ataques no Ceará entre 2 de janeiro e 31 de janeiro e mais de 446 pessoas foram presas. Entre os dias 1º de fevereiro e 4 de fevereiro, houve apenas um ataque.

“A situação no Ceará está arrefecendo. Vamos iniciar retirada de tropas da Força Nacional, de forma progressiva, dentro de um ou dois meses, e iremos sentindo, à medida que o tempo vai passando, se os ataques vão voltar ou não”, disse à imprensa Theophilo nesta terça-feira ao fazer um balanço do primeiro mês de atuação da Força Nacional no Estado.

Theophilo afirmou que, segundo o próprio governo cearense, os ataques registrados nos últimos dias não foram feitos por facções criminosas, mas episódios isolados. “Não são ataques terroristas, mas oportunistas”, disse ele citando o que ouviu de autoridades cearenses.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend