Por Floresta News
Publicado em 06 de setembro de 2024 às 08:28H
Conheça as iniciativas de valorização do fruto e da produção desenvolvidas pela Sedap, Emater e Adepará. Na quinta-feira (5), é celebrado o Dia Estadual do Açaí
Fortalecer e impulsionar a cadeia produtiva do açaí, fruto que movimenta a economia do Pará, é um dos focos do Governo do Estado, que atua em diferentes etapas da produção, desenvolvendo iniciativas que garantem a sanidade do produto, com apoio aos batedores por meio de equipamentos e assistência técnica, além da melhoria da infraestrutura viária para escoamento da produção. Iniciativas celebradas nesta quinta-feira, 5, Dia Estadual do Açaí.
Uma das estratégias adotadas pelo governo estadual de garantir qualificação aos manipuladores do açaí é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), a qual visa levar o fruto saudável e em condições adequadas para a mesa dos paraenses. Além dos treinamentos, mais de 1.500 equipamentos já foram doados aos trabalhadores, entre eles, mesa de catação, tanque de branqueamento e despolpadeira, assim como, 500 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) com aventais, toucas, calças e blusas.
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
“Nosso trabalho busca ajudar na orientação de boas práticas de fabricação do suco de açaí artesanal e bacaba. Esses cuidados, além de protegerem os trabalhadores, reduzem os riscos biológicos, químicos e físicos que podem estar presentes durante o processo de produção do açaí e, claro, de contaminação do alimento, promovendo a saúde pública e fortalecendo a confiança do consumidor no produto final”, destaca Marivaldo Ferreira, coordenador de Açaí da Diretoria de Feiras e Mercados da Sedap.
Foto: David Alves / Ag.Pará
Batedor de açaí do bairro da Sacramenta, em Belém, Cézar Ribeiro foi um dos profissionais contemplados com equipamentos ofertados pelo Estado. “Ganhamos esteira, tanque de branqueamento, máquina de açaí e basquetas. Além disso, a Sedap também nos capacitou, chegamos a receber a carteira de manipulador de açaí, depois de fazer um curso. Isso tem nos ajudado bastante e conseguimos melhorar a qualidade do açaí através desses cursos, porque conseguimos ter condições de levar um produto cada vez melhor para a nossa população”, pontua.
(Fonte: Agência Pará)
Send this to a friend