Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 29 de July de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Governo do Estado reforça rede de assistência à saúde da mulher no Pará

Por Agência Pará
Publicado em 31 de maio de 2021 às 00:04H

Compartilhe:

Garantir todos os cuidados à saúde da mulher, com o reforço da rede de assistência paraense, é um dos principais compromissos da atual gestão do Governo do Estado. Nesta sexta-feira (28), celebra-se o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, com a ampliação da prestação de serviços especializados no Estado. Entre as ações, está a construção do Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré na capital paraense.

A coordenadora estadual de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Nicolli Mendes, afirma que a atuação do poder executivo é focada em quatro eixos principais: atenção à mulher no planejamento reprodutivo, no pré-natal, parto e nascimento; atenção à mulher na prevenção do câncer de colo de útero e mamas, sendo esses os mais prevalentes e incidentes na população feminina paraense; climatério e também a atenção à mulher vítima de violência. 

“As ações de assistência estão focadas em todos os ciclos de vida das paraenses, com base na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Em todas as regiões, o Estado está presente com serviços direcionados para a atenção oncológica, com o diagnóstico diferencial tanto para o câncer de colo de útero quanto para o de mama, entre outros serviços”, afirma a coordenadora. 

O Estado mantém 10 hospitais que realizam o atendimento de especialidades para mulheres, são eles: Hospital Ophyr Loyola, Santa Casa de Misericórdia do Pará, Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente – todos esses em Belém – além do Hospital Regional Público do Marajó, Hospital Regional Público Materno Infantil de Barcarena, Hospital Regional de Bragança, Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar Penna, Hospital Regional Público da Transamazônica, Hospital Regional de Conceição do Araguaia e Hospital Regional de Tucuruí.

Hospital Público da Mulher

A construção do Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré, em Belém, é uma das estratégias do Governo do Estado para ampliar a oferta em assistência à saúde no Pará. O titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, explica que o processo de licitação das obras está em fase de conclusão. “Nos próximos meses o processo licitatório estará plenamente finalizado e nós estaremos dando a Ordem de Serviço para o início das obras no local”, assegura. 

O novo hospital deverá oferecer 120 novos leitos, que serão distribuídos em 100 leitos operacionais de urgência e emergência com atendimento de alta complexidade e 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A unidade de saúde será referência nas linhas de cuidados especializados em ginecologia, mastologia, infectologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia e dermatologia, equipada com aparelhos de ressonância, raio-X, mamografia, tomografia e eletrocardiograma. O espaço também será referência para o atendimento de mulheres vítimas de violências sexuais e domésticas.

A unidade será construída no mesmo terreno onde funcionava a sede do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), na Avenida Gentil Bittencourt, em Belém. 

Outras ações

Em 2019, o Governo do Estado assinou o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna, que é um projeto prioritário da gestão com o objetivo de fortalecer a atenção primária, bem como ações em nível hospitalar. “Para isso, a gente tem em andamento um termo de cooperação que vai ter o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) junto ao Ministério da Saúde com consultorias para qualificação da rede materno-infantil dentro do Estado”, informa Nicolli Mendes. 

A coordenadora explica que o planejamento reprodutivo das famílias é uma das premissas para a redução da mortalidade materna. “O Estado fortalece ações de orientação, implementação do dispositivo intra-uterino (DIU) e garante outros serviços de prevenção para avançar com o Pacto”, conclui. 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend