Por Floresta News
Publicado em 17 de maio de 2024 às 00:39H
Com 1.356,91 metros quadrados, a obra recebeu os serviços de paisagismo, terraplenagem, drenagem, calçada, calçadão com acessibilidade, áreas de estacionamento, pavimentação e sinalização da Rua Getúlio Vargas
O Governo do Pará entregou, na quinta-feira (16), a Nova Orla do município de Tucuruí. A reconstrução melhorou o aspecto físico do espaço para atender as demandas da população local, além de tornar o lugar como um dos principais pontos destinados às atividades de turismo, lazer e cultura da região sudeste do Estado.
O governador Helder Barbalho, acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho e de outras autoridades, caminharam e conheceram os espaços da nova orla.
“Hoje é um dia de entrega, de mais um compromisso que assumimos e estamos honrando. Tiramos do papel o sonho dessa comunidade, deixando Tucuruí mais bonita. Um novo espaço de encontro, de lazer e de fortalecimento do turismo para gerar emprego e renda, para que essa cidade possa crescer cada vez mais. Já entregamos a policlínica, estamos fazendo o mercado, a orla, hospital regional, pavimentação de ruas e pontes de concreto. Vamos continuar trabalhando na educação, avançando para que Tucuruí continue esse bom momento de parceria, de união, fazem o município crescer”, disse Helder Barbalho.
Com 1.356,91 metros quadrados, a obra recebeu os serviços de paisagismo, terraplenagem, drenagem, calçada, calçadão com acessibilidade, áreas de estacionamento, pavimentação e sinalização da Rua Getúlio Vargas.
Na Praça do Tucunaré, a população vai contar com restaurante, mirantes para contemplação, anfiteatro, playground para crianças, quiosques, banheiros, equipamentos urbanos, Monumento da Locomotiva – que remete à história do município -, e um lago com a construção de um peixe que dá nome ao espaço.
Quem tem uma relação muito próxima com o Monumento da Locomotiva é o morador Ronaldo Vasconcelos, vendedor de açaí. Ele contou a história da criação de Tucuruí e como sua família participou desse movimento. “Foi muito bom trazer a locomotiva para essa orla, um marco do início de Tucuruí, que era a estrada de ferro. Isso é muito importante, porque aqueles remanescentes já foram, mas é uma história que muitos viveram. A minha mãe trafegou nessa linha de trem, então, isso me traz uma coisa boa, a orla ficou”, lembrou
Qualidade de vida – A Nova Orla de Tucuruí reúne um espaço de recreação, esporte e entretenimento para os moradores e turistas, promovendo a qualidade de vida da comunidade. Praticante de esporte, Bárbara Araújo falou sobre o uso do novo equipamento público no dia a dia. Para ela, o ponto principal é o guarda corpo que foi instalado com a reconstrução.
“Agora tem vidro para proteger as crianças, tem o parquinho, está mais organizado. Antes era mal cuidado, bem precário e não tinha toda essa liberdade. Faço exercício físico aqui, venho pela manhã ou à noite, para aliviar o dia. Agora vai ser bom porque tem segurança”, disse a moradora.
(Agência Pará)