Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Hemopa alerta para baixa no estoque de sangue no Carnaval

Por ORM
Publicado em 03 de janeiro de 2020 às 13:04H

Compartilhe:

Mesmo após ter fechado 2019 com recorde de mais de 11 mil comparecimentos de voluntários apenas no mês de novembro, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) alerta para os riscos de baixa no estoque de sangue no período que inclui as festas de fim de ano, o período de férias e a chegada do Carnaval.    

“Já pensando nessa baixa, nós já estamos nos mobilizando para fazer uma grande campanha até o carnaval, justamente, para abastecer o banco de sangue. Que a gente consiga atender a demanda hospitalar”, ressalta a gerente de Captação do Hemopa, Juciara Farias. De acordo com a coordenação de captação do Hemopa, as doações no início do ano são menores, pois o mês de janeiro é o momento em que as pessoas ainda estão se reorganizando. Por isso a campanha é reforçada.

A hemorrede do Pará soma hoje 50 unidades, incluindo o Hemocentro coordenador e também os hemocentros regionais, hemonúcleos e agências transfusionais. Em Belém, além da sede, que fica no bairro Batista Campos, há dois pontos em shoppings e uma unidade móvel para campanhas itinerantes. Em outros municípios, como Abaetetuba, Altamira Capanema, Tucuruí e Redenção, também há atendimento em unidades de coleta.

Estoques reduzidos no início de ano alertam Hemopa
Estoques reduzidos no início de ano alertam Hemopa (Pedro Guerreiro – Agência Pará)

Como doar

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

“Conheci a doação de sangue através de um funcionário aqui do Hemopa e logo fiquei interessado em poder ajudar. Senti como se fosse um chamado, de poder ajudar o próximo. Aproveito para convidar a todos, é um gesto de amo e gratidão”, resume o auxiliar de serviços gerais Alcindo Monteiro, que é doador frequente do Hemopa em Belém. No primeiro dia útil de 2020, logo no início da manhã desta quinta-feira (2), Alcindo foi cumprir o compromisso solidário e doou sangue (com informações da Agência Pará).

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend