Por G1 Pará
Publicado em 06 de janeiro de 2017 às 18:14H
O atendimento de urgência está sobrecarregado no Hospital Municipal de Marabá, no sudeste do Pará, o único hospital público do município. Em nota, a Prefeitura de Marabá informou que faz um levantamento até o final de janeiro sobre a situação de todas as secretarias do município. Só após o levantamento será possível melhorar os serviços, mas até o fim do levantamento, a prioridade é fazer funcionar serviços essenciais, como a saúde.
Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi inaugurada no município no dia 28 de dezembro de 2016, mas segue fechada devido à falta de equipamentos e profissionais. A obra custou mais de R$ 2 milhões e deveria ter sido concluída em junho de 2014, mas segue sem previsão de data para entrar em funcionamento. A prefeitura informou que os equipamentos e médicos só devem ser providenciados para o final de 2017.
No hospital municipal, moradores aguardam por atendimento médico do lado de fora da unidade. “Só estão atendendo os (pacientes) que estão morrendo mesmo”, lamenta a dona de casa Gleisiele Lima, que buscava atendimento para o filho.
O vendedor Denilton Pereira tentava pela terceira vez fazer um exame de raio-x para o braço do filho de 5 anos, mas também não conseguiu atendimento. “Já tentei ‘um bocado’ de vezes. Aí tem que levar no (hospital) particular para poder fazer um raio-x, engessar”, diz o vendedor.
A funcionária pública Joana Rodrigues buscava uma consulta de retorno para a filha, que fez uma cirurgia no braço, mas foi informada que o hospital não tem ortopedista. “Disseram que os ortopedistas não renovaram o contrato, só a partir da semana que vem”, relata Joana.
Send this to a friend