Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 03 de August de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Logística de distribuição de vacinas contra covid-19 no Pará está pronta e inclui transporte aéreo e fluvial

Por Roma News
Publicado em 17 de janeiro de 2021 às 23:02H

Compartilhe:

Com um estoque de seis milhões de agulhas e seringas compradas, mais 2,2 mil caixas de isopor, e aquisição de 36 novos veículos do tipo caminhonetes para reforçar o plano logístico da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a saúde pública estadual aguarda a liberação e envio da vacina para começar a distribuição no território paraense de 320 mil doses da vacina contra o novo coronavírus, que nesta primeira fase deve chegar somente para 4% da população paraense.

A entrega aos 144 municípios do Pará terá também o apoio das aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e de embarcações do Grupamento Fluvial (GFlu). Após a reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prevista para este domingo, 17, na qual deve validar as vacinas dos laboratórios Fiocruz (AstraZeneca) e Butantan (Sinovac), o governo do Pará espera receber as doses e começar a distribuição imediata.

Em videoconferência realizada na noite de sexta-feira, 15, com os prefeitos dos 144 municípios do Pará, o governador Helder Barbalho detalhou o plano de vacinação, e explicou aos prefeitos que o estado está em contato com o Ministério da Saúde para obter a conformação das datas de chegada das vacinas, para que o Estado faça a distribuição para as 13 Regionais de Saúde do Pará. “A ideia é que os municípios possam ir até a sua regional e apanhar a sua cota, para fazer chegar à sua cidade”, explicou o governador.

Logística

Segundo a Sespa, o Pará vai seguir as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, e toda a logística já está pronta para a entrega das vacinas para os Centros Regionais de Saúde do Pará, com a estratégia de logística desenhada, incluindo o esquema de segurança e divisão entre locais que precisam de transporte aéreo do Graesp, para que as vacinas cheguem rapidamente até mesmo aos municípios mais distantes.

O Estado também já disponibilizou aos municípios seis milhões de agulhas e seringas, além de isopores, para auxiliar no plano de vacinação. Além disso, os municípios vão receber também material informativo sobre a importância da imunização.

Também já está em curso um novo processo para aquisição de mais cinco milhões de seringas e agulhas. O quantitativo é o suficiente para realizar a vacinação de grupos prioritários, que estão nas primeiras fases do processo de imunização.

Veículos

Também foram entregues na manhã de quinta-feira, 14, 36 novos veículos do tipo caminhonetes para reforçar nos 13 Centros Regionais de Saúde do Pará o plano logístico da Sespa para distribuição das vacinas.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend