Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Mais de 66 mil paraenses terão título de eleitor cancelado

Por G1
Publicado em 16 de maio de 2019 às 12:42H

Compartilhe:

Prazo para a regularização terminou sem que 66.837 eleitores do Pará comparecessem junto à Justiça Eleitoral. As cidades de Ananindeua (4.263), Marabá (3.412), Parauapebas (2.813), Santarém (2.785) e Itaituba (2.584) são as que registraram o maior número de pessoas que devem perder o título. 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, quem ficar sem o título também terá o CPF irregular e, por isso, sofre várias sanções. “Sofre prejuízos na vida pública, desde abrir uma conta, tomar um empréstimo ou fazer um concurso público. De fato é um prejuízo muito grande. Mas ainda é possível reverter”, orienta Felipe Brito, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PA.

Não é este o caso da dona de casa Soraia Galúcio que já garantiu a regularização do título. “É importante, né? É um direito! Demoramos muito para conseguir esse direito. Independente da política ou dos políticos devemos exercer nossa cidadania”, assegura. 

Para o cientista político Márcio Pontes, o descontentamento com a política é um dos motivos da desatenção dos eleitores com esse importante documento. O fato dele “ter de se deslocar e ter trabalho para fazer a regularização, somado ao cenário de descrença em parte da classe política, acaba gerando um descontentamento e o eleitor na desesperança deixa de se regularizar”. 

Quem estiver com problemas com o título de eleitor deve ir a um cartório eleitoral e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (ERA), apresentando para isso um documento de identificação com foto e um comprovante de residência atualizado. 

Cadastramento Biométrico

Em Altamira, no sudoeste do Pará, o maior desafio ainda é concluir o cadastramento biométrico dos eleitores. Mais de 14 mil pessoas ainda não compareceram para realizar o serviço e o prazo para isso acaba no dia 31 de maio.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend