Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 27 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Mercado de São Brás, em Belém (PA), vai ser “melhor que os da Europa”

Por Forbes
Publicado em 24 de novembro de 2020 às 06:04H

Compartilhe:
Projeto do arquiteto e engenheiro Aurélio Meira também prevê revitalização dos entornos

Ícone histórico de Belém do Pará, construído em 1911, período áureo do ciclo da borracha amazônico, está prestes a passar por um profundo processo de restauração. O Mercado de São Brás, atualmente malconservado e com baixa ocupação de seus boxes (cerca de 60% deles estão inativos), foi por muitos anos um centro comercial agitado, responsável, junto ao famoso Ver-o-Peso, pelo abastecimento da capital paraense. A obra, que ainda não tem calendário definido, está sob a tutela da Roma Incorporadora e Administradora de Imóveis.

O investimento será de R$ 46 milhões, segundo o empresário Rômulo Maiorana, presidente do Grupo Roma. A reforma será executada no modelo parceria público-privada por meio de concessão, o que deverá trazer novas utilidades ao mercado histórico. A promessa é que o local volte a esbanjar a beleza do projeto original do italiano Filinto Santoro, mesclando elementos dos movimentos art nouveau e neoclássico, e ao mesmo tempo se tornando mais moderno.

O projeto, de autoria do arquiteto Aurélio Meira, prevê a instalação de um polo gastronômico com cafés, bares, restaurantes, além da recuperação do entorno do mercado, que passará por processo de urbanização.

O novo espaço, quando finalizado, deve gerar entre 1.100 e 1.300 empregos diretos e outros 3 mil indiretos. “Vamos entregar para Belém um verdadeiro mercado. De culinária, frutas e várias outras coisas. Com nível de Europa, mais bonito que os mercados de Lisboa, Madri, Barcelona e Budapeste. Será uma grande obra de restauração e embelezamento para a cidade de Belém – uma grande vitória que dá mais entusiasmo para continuarmos trabalhando pelo Pará”, conclui Maiorana.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend