Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 21 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Ministro Sérgio Moro autoriza apoio da Força Nacional para combater desmatamento no Pará

Por G1
Publicado em 10 de julho de 2019 às 16:22H

Compartilhe:
bama pediu apoio da Força Nacional para fazer operação contra o desmatamento no Pará. — Foto: Nelson Feitosa/Ibama

A Força Nacional de Segurança Pública vai atuar novamente no Pará, desta vez em uma operação para combater o desmatamento da floresta amazônica em São Félix do Xingu, no sudoeste do estado. A medida atende uma solicitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

A portaria em que o Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro autoriza o emprego da Força Nacional em apoio ao Ibama foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10) e entra em vigor no mesmo dia. Segundo o documento, a ação deve se estender até 30 de julho, podendo ser prorrogada. 

As áreas protegidas na Amazônia já perderam o equivalente a seis cidades de São Paulo em vegetação em três décadas. Foram 953 mil hectares desmatados em unidades de Conservação (UCs), terras indígenas (TIs) e quilombolas que deveriam ter permanecido integralmente preservados. No Pará, entorno da Floresta Nacional do Tapajós vive pressão da soja e pecuária. 

Fora das áreas protegidas, a Amazônia perdeu 39,8 milhões de hectares em três décadas, o que representa 19% sobre todas a floresta natural não demarcada que existia em 1985, uma perda equivalente ao tamanho de 262 cidades de São Paulo. 

Pastagem e agricultura representam 84% do que se tornou a Amazônia nos últimos 33 anos. 

Atuação em Belém

As tropas da Força Nacional foram enviadas a Belém no dia 22 de março e permaneceram até 22 de junho, a pedido do governador Helder Barbalho. No total, 200 agentes e 40 viaturas atuaram na capital e região metropolitana. 

Os agentes atuaram na implantação dos primeiros sete territórios de pacificação na região metropolitana, sendo cinco em Belém, um em Ananindeua e um em Marituba, nas áreas que apresentam os maiores índices de criminalidade.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend