Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 27 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Norte Energia implanta 4º aterro sanitário no sudoeste paraense

Por ORM
Publicado em 11 de abril de 2020 às 17:13H

Compartilhe:

Desde o início da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, a Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, vem fazendo importantes contribuições para o desenvolvimento sustentável dos municípios próximos à usina. Dentre elas, a implantação de aterros sanitários para eliminar o uso de antigos lixões na região.

Três municípios já foram beneficiados: Brasil Novo, Altamira e Vitória do Xingu. Neste ano, chegou a vez de Anapu receber um aterro, possibilitando a destinação adequada ao lixo produzido por uma população de cerca de 28 mil habitantes.

O engenheiro ambiental Bruno Bahiana, líder de projetos socioambientais da empresa, destaca que, com a construção dos aterros sanitários, a Norte Energia contribui para que os municípios estejam em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

“Além do atendimento à legislação ambiental, a implantação de um aterro sanitário traz diversos benefícios para a região”, explica o engenheiro ambiental. “Evita a contaminação do solo e da água, assim como a emissão de gases. Também diminui o número de vetores de doenças na localidade e amplia a oportunidade de comercialização do material que pode ser reaproveitado”, acrescenta.

Para o secretário de Meio Ambiente de Anapu, Whandeilon Santos, com o aterro, Anapu será incluído no mapa dos municípios brasileiros comprometidos com uma gestão ambiental mais eficiente. “Teremos, ainda, oportunidade de criar atividades para o reaproveitamento do lixo reciclável, o que também gera emprego e renda, muda o olhar da população sobre o descarte do lixo e minimiza o impacto ambiental”, acrescenta.

O aterro implantado pela Norte Energia segue os melhores padrões estabelecidos pela legislação e conta com infraestrutura completa, o que inclui galpão para triagem dos resíduos, guarita, lava jato e duas valas, sendo uma para lixo doméstico e outra para lixo hospitalar, além de veículos e equipamentos específicos para a atividade. Com investimentos na ordem de R$ 36 milhões, a construção dos aterros sanitários era uma das ações previstas no licenciamento ambiental de Belo Monte.

Aterro de Brasil Novo foi construído pela Norte Energia
Aterro de Brasil Novo foi construído pela Norte Energia (Betto Silva / Norte Energia)
Aterro Sanitário de Altamira também é da Norte Energia
Aterro Sanitário de Altamira também é da Norte Energia (Divulgação)

AÇÕES DA NORTE ENERGIA

• Os investimentos na construção de aterros sanitários nos quatro municípios influenciados pela UHE Belo Monte ultrapassam 30 milhões de reais;

• Além dos aterros, os municípios também recebem infraestrutura para reciclagem;

• Em Anapu, por exemplo, está prevista a entrega de itens como esteira de triagem e de elevação; prensa hidráulica; lavadora de alta pressão; balança rodoviária; caminhão coletor de lixo; trator de esteira e pá carregadeira.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend