Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Nova estação de tratamento começa a operar

Por ORM
Publicado em 22 de março de 2020 às 16:45H

Compartilhe:

A Companhia de Saneamento do Pará anunciou a entrega da reconstrução da 1ª etapa do Complexo Bolonha, responsável pelo abastecimento de água de 65% da capital do estado. “Novos equipamentos foram instalados e o sistema foi todo automatizado. “Quando a nova estação de tratamento entrar em operação, a população vai começar a perceber a melhora na qualidade da água. É uma estação com três decantadores, oito filtros, três floculadores para melhorar o abastecimento na qualidade da água na cidade de Belém. Vai melhorar devi – do ao tratamento da água, já que os filtros são todos novos, e a água vai sair em perfeitas condições para a população”, assegurou Paul Simons, engenheiro responsável pelo acompanhamento das obras da Cosanpa.

A notícia chega em boa hora para moradores de pelo menos 20 bairros de Belém, entre eles o da Pedreira, um dos mais afetados com problemas no abastecimento. “Moro no bairro da Pedreira e não lembro a última vez que fiquei um mês inteiro sem ter problemas com a falta de água. Ficar sem esse serviço essencial é muito difícil. porque quando falta temos que comprar água mineral para consumir ou pedir para vizinhos que tem poço e ficar carregando baldes”. O desabafo é de uma moradora da Pedreira, a aposentada Márcia Santos, mas retrata a realidade de muitos moradores do bairro.

A obra engloba além da ETA, a construção de uma Unidade de Tratamento de Resíduos, que irá tratar o lodo produzido na estação e transformará em adubo, uma nova subestação elétrica e a reforma da elevatória de água tratada. A Estação de Tratamento de Água está pronta e entrarará em operação hoje, 21. A obra seguirá em anda – mento para a construção dos outros itens.

“Essa reconstrução é fundamental no momento em que estamos fazendo ações para recuperar a Co – sanpa, a credibilidade da empresa e a qualidade do serviço que ainda carece de muitas melhorias e essa obra não irá resolver todos os problemas”, afirma o governador Helder Barbalho.

“Valorizo o trabalho de todos os funcionários da Cosanpa e estou muito feliz por entregar esta grande conquista. Uma conquista que iniciou em 1986 com então governador Jader Barbalho, e durante muitos anos não passou por manutenção e não recebeu investimento. A população aumentou, a cidade, a demanda aumentaram, o que resultou em problemas graves de abastecimento. Com essa obra e com outras que estão em andamento, vamos melhorar a oferta de água para população, que é um direito e tão importante nesse momento de prevenção contra o coronavírus”, completa.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend