Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Novo Repartimento terá asfaltamento de mais de 4km de vias urbanas

Por Agência Pará
Publicado em 20 de agosto de 2021 às 00:28H

Compartilhe:

A aposentada Francisca Sabino, 60 anos, mora há 17 na rua Venezuela, em Novo Repartimento, no sudeste paraense. Ela e várias famílias vizinhas passam por vários transtornos relacionados à falta de asfaltamento no local, tanto no inverno quanto no verão. “Quando chove é lama, e quando esquenta é poeira”, relata. Esta situação começou a mudar hoje, a partir da autorização para o início das obras de drenagem e pavimentação asfáltica de 4,4 km de mais de 20 vias urbanas em seis bairros e quatro agrovilas da cidade. O governador Helder Barbalho esteve no município para assinar a Ordem de Serviço na manhã desta quinta, 19 de agosto.

À ocasião, o chefe do Executivo Estadual ainda visitou duas escolas públicas que devem passar por reconstrução em breve, e ainda a bacia de decantação que recebe todo o esgoto da cidade, local este que, futuramente, também deve receber melhorias com apoio do governo do Pará. Foi formalizado, durante a mesma agenda, convênio para reconstrução do mercado municipal de Novo Repartimento, obra que será executada pela prefeitura com recursos na ordem de R$ 4,2 milhões repassados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

“Estamos iniciando obras que vão tirar o povo da lama, da poeira, dando infraestrutura para bairros, distritos e comunidades da cidade, também fortalecendo o abastecimento da cidade com as obras do mercado municipal, reafirmando compromisso e apoio para construção de pontes na área rural, para estradas vicinais, além de fortalecimento para a geração de emprego e renda, fazendo da cidade um lugar melhor de se viver”, declarou Helder Barbalho.

A execução das obras de drenagem e pavimentação asfáltica fazem parte de um programa que está beneficiando municípios das regiões do Lago do Tucuruí e do Baixo Tocantins, por meio do Plano de Inserção Regional dos Municípios à Montante da UHE (Pirtuc). A expectativa é que sejam contempladas ruas e travessas em bairros como Vale do Sol, Vila Marabá, Vila Nova, Vila Tucuruí, Novo Horizonte e Conspel, além das agrovilas Novo Horizonte, Divinópolis, Novo Brasil e Nova Aliança. O prazo de execução previsto é de 12 meses.

“É uma satisfação muito grande poder estar em Novo Repartimento garantindo a execução de obras de pavimentação. Estamos seguindo uma das principais diretrizes do governo do Estado, que é a realização de obras que garantam melhorias na qualidade de vida da população e que possibilitem o desenvolvimento dos nossos municípios”, reforçou Valdir Acatauassu, secretário adjunto de desenvolvimento urbano da Sedop.

O bacharel em Direito Eduardo Saldanha é vizinho de Francisca e mora na rua Venezuela há 25 anos, desde que nasceu. Os problemas da falta de pavimentação, segundo ele, atingem a todos e em diversas situações. “É ruim quando os alunos vão para a escola, especialmente quando tem chuva, ruim para quem trafega de carro. Vai ser uma obra que trará muitos benefícios e qualidade de vida. Essa parceria entre governo e prefeitura mostra que eles têm boa comunicação”, avalia o morador.

Waldir Lemes, prefeito de Novo Repartimento, explica que a escolha dos locais que receberão as intervenções respeita a continuidade do desenvolvimento da cidade. “Sempre fomos vítimas da poeira da Transamazônica, e algumas vias já possuem asfalto, só que outras ainda não. Então estamos priorizando justamente essas que não estão asfaltadas, para que não haja diferenciação”, detalhou.

Valdir Lemes – Prefeito de Novo Repartimento

O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Wagner Machado, lembra que esse tipo de obra também contribui para melhoria da saúde da população. “Cuidar da saúde das pessoas é fundamental e não se faz isso só em hospital e posto ou com o melhor médico, mas está em tudo que envolve as questões sanitárias. Uma água tratada, asfalto nas ruas também é saúde, faz com que as pessoas vivam melhor”, conclui.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend