Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Operação ‘Amazônia Viva’ apreende quase 800 metros cúbicos de madeira ilegal no Pará

Por G1
Publicado em 31 de agosto de 2021 às 01:32H

Compartilhe:

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou nesta segunda-feira (30) um balanço da operação ‘Amazônia Viva’, que combate o desmatamento nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Pará, que constam na lista das que mais desmatam no estado. Durante a ação, acampamentos foram destruídos e houve apreensão de madeiras, maquinários e equipamentos.

Segundo o balanço, foi constatado, por meio de imagens de satélites fornecidas pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM), 6.482 hectares de áreas desmatadas, que equivalem, aproximadamente, a 6.400 campos de futebol. Os fiscais apreenderam também 771,9 metros cúbicos (m³) de madeira nativa em tora e 13,5 m³ serrada. Quatro acampamentos, que serviam de base para as atividades ilícitas de exploração florestal, foram destruídos.

Também foram apreendidos duas pás carregadeiras com garfos, um trator de pneu, dois tratores esteira, quatro caminhões, 17 motosserras, três containers combustível de mil litros e 1.210 litros de combustível, um gerador, três correntões e três sopradores. O balanço não cita em quais municípios foram realizadas as ações de fiscalização.

A ação, que iniciou no dia 9 de agosto, faz parte da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, dentro da iniciativa estadual ‘Amazônia Agora’, que tem como objetivo reduzir a emissão de gases de efeito estufa no Pará. Também participaram da ação, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Segundo a Semas, os processos administrativos feitos nesse período incluem 17 autos de infração, 19 termos de apreensão, oito termos de depósito, seis de embargo, e cinco de inutilização e destruição.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend