Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Operação apreende seis caminhões carregados de madeira ilegal em Tucuruí, no PA

Por G1
Publicado em 30 de setembro de 2019 às 13:00H

Compartilhe:
Operação de fiscalização apreense seis caminhões de madeira ilegal em Tucuruí, no PA — Foto: Reprodução / Agência Pará

Uma operação de fiscalização ambiental apreendeu seis caminhões carregados de madeira ilegal na sexta-feira (27) em Tucuruí, sudeste do estado. O resultado foi divulgado pelo Governo do Pará neste sábado. 

A carga pode ter sido retirada do Mosaico Lago de Tucuruí, área de proteção gerenciada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), segundo o governo. As madeiras são das espécies castanheira, maçaranduba, amapá, guajará e angelim vermelho. 

A ação integrou Polícia Militar, Exército Brasileiro e Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município. Os autos de infração são lavrados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). 

Segundo o Governo do Estado, a extração ilegal de madeira na região já vinha sido monitorada. “A extração de madeira da castanheira, por exemplo, é expressamente proibida em qualquer situação, já que a espécie está na lista de ameaçadas de extinção”, diz em nota. 

Ainda segundo o Governo, a madeira está sob a guarda do município, até que o processo de autuação seja finalizado. Em seguida, a carga deve ser cedida, doada ou leiloada. 

Decreto presidencial

A operação, com apoio do Exército, ocorre após decreto do governo federal, prorrogado até dia 24 de outubro, no combate às queimadas na Amazônia. O envio de tropas completou um mês na terça (24). 

O decreto de prorrogação foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”, e mantém todas as regras da chamada Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ambiental. As tropas podem atuar, inclusive, em áreas de fronteira, em terras indígenas e em unidades federais de conservação ambiental. 

A ajuda está disponível para a chamada Amazônia Legal, que inclui os sete estados da Região Norte, o norte do Mato Grosso e o oeste do Maranhão.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend