Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Operação da PF prende suspeito de atuar em garimpo ilegal em terra indígena no PA

Por G1
Publicado em 09 de setembro de 2021 às 22:35H

Compartilhe:

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (9), a Operação Bezerro de Ouro III, para reprimir o garimpo ilegal de ouro no interior da Terra Indígena Munduruku, em Itaituba, sudoeste do Pará. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão expedidos pela Justiça Federal, além da apreensão de aparelhos celulares, bloqueio e sequestro de bens. 

O inquérito policial, que deu origem às medidas cautelares cumpridas nesta quinta (9), investiga o crime de usurpação mineral, que prevê pena um a cinco anos de prisão e multa. 

A Polícia Federal esclarece que a legislação brasileira não permite a obtenção de lavras garimpeiras dentro de áreas demarcadas como Terra Indígena. Assim, os garimpos dentro dessas áreas, como os alvos dessa operação, são considerados ilegais. 

Operação Bezerro de Ouro

A primeira fase da operação foi deflagrada em agosto de 2020 com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e sequestro de bens. Logo depois, foi deflagrada a segunda fase, em setembro do mesmo ano, em ação conjunta da Polícia Federal com a Força Aérea Brasileira, Exército e IBAMA, com a incursão dentro da Terra Indígena Munduruku para a desativação de garimpos ilegalmente instalados.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend