Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Operação desarticula grupo criminoso de fazendeiros em Marabá

Por G1
Publicado em 17 de dezembro de 2019 às 11:09H

Compartilhe:

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal dão cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um grupo de fazendeiros suspeito de atuar como milícia rural armada, no sudeste do estado. Os mandados estão sendo cumpridos pela PF em Marabá, Itupiranga, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia e em Belém. Um dos suspeito é foragido da Justiça. Cerca de 30 policiais participam da ação na manhã deste terça-feira (17).

De acordo com a PF, o grupo teria contratado o serviço de escolta armada de uma empresa privada para expulsar moradores do local com emprego de atos de violência e grave ameaça. Os investigados responderão pelos crimes de invasão de terras da União, associação criminosa, constituição de milícia privada, além de crimes ambientais.

Em setembro, famílias de ribeirinhos denunciaram ao MPF em Marabá a ocorrência de uma série de invasões às suas terras e ameaças às suas vidas praticadas por funcionários da empresa Marca Vigilância a mando de fazendeiros vizinhos. Oito pessoas foram presas na localidade sob suspeita de formação de milícia. Os invasores chegaram a apontar armas até para crianças, e a atear fogo em alguns barracos, de acordo com a denúncia. 

Além disso, os fazendeiros contrataram um trator de esteira para abrir caminho em meio à vegetação, destruindo plantações. Ao chegar no assentamento, os agentes encontraram as armas e as munições. 

Em seguida, no dia 4 de outubro o MPF ajuizou um pedido cautelar para que fosse suspenso o contrato de prestação de serviços da Marca Vigilância, e para que fossem paralisadas todas as atividades de demarcação e expansão das fazendas. No dia 15 de outubro, a Justiça Federal acatou os pedidos do MPF e suspendeu as atividades da empresa de vigilância e segurança Marca no entorno da região do Lago dos Macacos, do projeto de assentamento Diamante e da Associação Flor do Brasil, entre os municípios de Marabá e Itupiranga.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend