Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 21 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Operadoras de telefonia e Governo do Estado fazem parceria inédita contra novo coronavírus

Por ORM
Publicado em 30 de março de 2020 às 15:33H

Compartilhe:

O Pará iniciou, nesta segunda-feira (30), uma parceria inédita entre o Governo do Estado e as quatro maiores operadoras de telefonia do Brasil: Claro, Oi, Tim e Vivo. Os clientes passarão a receber, periodicamente, orientações e informes direcionados sobre a pandemia de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2). As mensagens serão em formato de SMS. Não haverá custos aos cofres públicos e nem aos usuários. A informação foi divulgada pelos canais de comunicação do governo.

O Governo do Estado informou que as mensagens vão de informes de números e alertas sobre formas de prevenção à propagação do novo coronavírus. Um dos principais objetivos — que deve ser uma constante no conteúdo das mensagens —, é lembrar a população que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS, a maior autoridade do setor no planeta) é o distanciamento social temporário (é temporário e vai passar, tão logo a pandemia seja controlada). Ou quarentena, como já ficou popular nas redes sociais digitais.

Essa é outra medida tecnológica de prevenção adotada pelo Governo do Estado. Em tempos em que distanciamento social temporário / quarentena faz com que as pessoas estejam ainda mais conectadas pelos celulares, esse á uma das estratégias.

Também, a partir desta segunda (30), estará disponível um aplicativo completamente estadual, elaborado com as informações mais atuais e serviços de combate e prevenção ao novo coronavírus. Foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). Será gratuito e disponível para dispositivos Android e iOS.

O QUE FAZER

As recomendações do Ministério da Saúde são: lavar bem as mãos e pulsos ou usar álcool gel para higienização; evitar contatos físicos desnecessários, cobrir boca e/ou nariz ao tossir e/ou espirrar; não compartilhar alimentos e/ou talheres; higienizar estações de estudo ou trabalho; ao retornar de viagens onde há casos confirmados, com ou sem contato com casos suspeitos, é importante acionar os órgãos municipais de saúde e se afastar de atividades de estudo ou trabalho por, pelo menos, 14 dias.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica. Os dados locais do Pará só costumam ser atualizados, pela Sespa, à noite ou em boletins especiais, que saem pelo Twitter.

Durante 24 horas por dia, a Prefeitura de Belém mantém o telefone (91) 98417-3985 para informações gerais e casos de suspeitas de covid-19. Há outros canais, para situações menos urgentes, que funcionam de 8h às 22h: (91) 3184-6110(91) 98568-3067 e (91) 98568-6203. Nas redes sociais da Prefeitura há também informações oficiais sobre a doença e formas de prevenção

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend