Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Órgãos recomendam que universidades paraenses antecipem diplomação de novos médicos

Por ORM
Publicado em 23 de abril de 2020 às 04:14H

Compartilhe:
A Uepa já antecipou a formatura dos alunos de Medicina em Belém e Marabá (Nailana Thiely)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE/PA) enviaram recomendações às universidades para que seja promovida a imediata antecipação da diplomação dos alunos do curso de medicina, dentre os que preenchem os requisitos da Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020 do Ministério da Educação (MEC). 

A recomendação também se estendeu para a formatura de alunos dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia, caso manifestem interesse. 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Centro Universitário do Pará (Cesupa) e o Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz) foram os locais que receberam o documento dos MPs e das Defensorias. 

A Uepa já havia antecipado para esta quarta-feira (22) a formatura de 61 discentes do curso de Medicina, dos campi de Belém e Marabá. A entrega dos diplomas estava programada para a próxima quinta-feira (23) nos dois municípios, mas sofreu uma alteração em função do Decreto Estadual 698/2020, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado do dia 21 de abril. 

A Medida Provisória prevê que só serão diplomados os acadêmicos que já tiverem cumprido 75% da carga horária do internato do curso de medicina ou 75% carga horária do estágio curricular obrigatório dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia. 
Uma das justificativas para a recomendação está no expressivo aumento da demanda por serviços médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede de assistência complementar do Estado do Pará, motivado pela pandemia da covid-19, além do esgotamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Região Metropolitana de Belém e no estado todo.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend