Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Pão deve ficar mais caros no Pará após decisão do STF

Por DOL
Publicado em 08 de julho de 2021 às 13:05H

Compartilhe:

Se tem uma coisa que o brasileiro não abre mão é daquele pão quentinho no café da manhã, e grande prova disso deve-se ao crescimento do seguimento, que está entre os seis maiores da indústria do Brasil. O que não livra o produto da variação de preço que tem atingido em cheio o bolso do brasileiro quando o assunto são alimentos. 

No Pará, o preço dos produtos a base do trigo deve subir pelo menos 10% nas próximas semanas, segundo informou o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipan).

O aumento no preço do pão e de outros produtos derivados do trigo será inevitável, segundo a entidade, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a norma do Governo do Pará que assegura incentivo fiscal de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos que atuam no segmento.

Sindipan informou ainda que, todos os produtos derivados do trigo, como massas, biscoitos, bolos e bolachas deverão sofrer aumento. Agora o Sindicato aguarda uma visita de representantes dos moinhos que fazem parte do Sindipan para analisarem os impactos desta medida no preço final, o que chega nas padarias e é repassado ao consumidor.

Na sessão virtual realizada no dia 18 de junho, o STF considerou, de forma unânime, inconstitucional o Decreto Estadual 4.676/2001 (Regulamento do ICMS), na redação dada pelos Decretos 1.522/2009, 1.551/2009 e 360/2019, que concede incentivo fiscal de ICMS às indústrias de produtos derivados de farinha de trigo. Desta forma, o Plenário do Supremo julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6479), objeto de impugnação pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend