Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Pará confirma 1º caso da variante delta do coronavírus

Por G1
Publicado em 05 de agosto de 2021 às 21:29H

Compartilhe:

O Pará tem o primeiro caso da variante delta do novo coronavírus confirmado. A confirmação foi feita pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). O caso é de uma paciente que está com quadro leve da Covid-19, que não precisou de internação.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou que foi notificada da confirmação na noite desta quinta-feira e informou que a paciente tem 26 anos, de Belém, e veio dos Estados Unidos.

Segundo nota, o IEC disse que recebeu as amostras no último dia 30 de julho de dois casos confirmados de Covid19.  Ambos eram suspeitos de infecção pela variante delta. As amostras foram coletadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Pará para realização do sequenciamento genômico.

“Tratam-se de dois pacientes procedentes de uma cidade na Flórida, nos Estados Unidos, tendo também passagem em aeroporto da cidade de São Paulo, no qual fez escala aérea, e chegaram em Belém no dia 18 de julho de 2021”, afirma o IEC.

Os dois pacientes não estavam vacinados, de acordo com a Secretaria de Saúde de Belém.

Um dos pacientes foi internado no dia 27, quando foi notificado o caso à Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) de Belém e iniciada a investigação.

Segundo o IEC, o outro paciente se encontra em isolamento domiciliar e apresenta quadro leve de saúde.

Ainda de acordo com nota técnica, a variante tem provocado aumento de casos de Covid-19 em diversos países no mundo, após emergência na Índia e classificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo uma variante de preocupação, por ter maior transmissibilidade.

“O IEC reforça as medidas ainda necessárias de adesão à vacinação, assim como às medidas de proteção, como o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos”, afirma nota.

A Sespa disse que está monitorando o cenário epidemiológico, reforça a importância da vacinação e do uso de máscara.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend