Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Pará registra mais de 1,4 mil interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas em junho

Por Giro Portal
Publicado em 09 de julho de 2021 às 00:13H

Compartilhe:

Um levantamento realizado pela Equatorial Energia mostra que no mês de junho foi registrado mais de 1400 ocorrências de falta de energia em função da brincadeira em todo o Estado. Esse número é praticamente metade de todas as ocorrências que já haviam sido registradas entre os meses de janeiro e maio. As cidades com maior número de casos em junho foram Belém, com 295; Santarém, com 89 e Castanhal, com 56. 

Vale destacar que o número de quedas de energia ocasionadas por pipas em todo o estado cresce anualmente. Em 2017, foram registradas 2.000 interrupções; em 2018, o número subiu para 2.100; em 2019, 3.116 e em 2020 ficou em torno de 7 mil ocorrências.  

O gerente de Operação da empresa, Luís Felipe Leal, ressalta a importância dos cuidados. “Nós estamos em julho, mês no qual as brincadeiras tendem a ficar mais intensas, então é essencial que as crianças e jovens tenham consciência de empinar pipas o mais afastado possível da fiação elétrica. O ideal é procurar campos abertos para praticar a brincadeira”, orienta o gerente. 

Outro ponto de grande preocupação da distribuidora de energia está relacionado às suas subestações de energia, que são áreas altamente restritas e somente pessoas autorizadas podem entrar. O alerta é para que jamais ninguém entre em uma subestação, pois o perigo é muito grande para quem não é habilitado e um acidente pode ser fatal.    

Orientações

 – Ninguém deve resgatar uma pipa enroscada na rede, pois além de causar desligamento de energia, o acidente pode gerar vítimas fatais.

– A recomendação sempre é brincar em espaços abertos, em que não exista nenhum cabo de energia. 

 -Evite soltar pipas em canteiros centrais das ruas e locais em que existe fluxo de veículos e não utilize “rabiolas”, pois elas podem enroscar nos fios elétricos, podendo ocasionar choque.

– Jamais utilize cerol, linha “chilena” ou papel alumínio na confecção da pipa, pois estes materiais podem provocar curtos-circuitos e colocam em risco à vida de quem brinca e de pessoas que circulam pelo local.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend