Por Floresta News
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 07:18H

Investimentos e novas parcerias internacionais reforçam o papel da Fapespa no campo da ciência amazônica, com políticas públicas e formação de pesquisadores
No Dia Mundial da Ciência e Tecnologia, celebrado em 16 de Outubro, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) destaca os avanços alcançados em 2025 no fortalecimento da pesquisa, da inovação e da produção científica no Pará. A instituição tem ampliado sua atuação com novas parcerias nacionais e internacionais, incentivo à formação de recursos humanos e ações voltadas à integração entre ciência e políticas públicas.
Entre as iniciativas de destaque deste ano está o fortalecimento das ações de cooperação científica internacional. No último dia 9, a Fapespa promoveu um workshop sobre o Programa Horizon Europe, maior programa de financiamento à pesquisa da União Europeia. O evento, realizado na Universidade do Estado do Pará (Uepa), apresentou aos pesquisadores paraenses as oportunidades de participação em editais internacionais e estratégias para inserção em redes globais de pesquisa.
Fapespa amplia parcerias com instituições internacionais
Trata-se de uma parceria com o British Council Brasil, da Inglaterra, em que o Pará é o local de execução do Programa Global Climate Skils – Seeds for transitions. Este programa objetiva apoiar projetos para a formação de jovens em temas relacionados a mudanças climáticas, por meio da construção de conhecimento científico, tecnológico e inovador.
A Fapespa também lançou a chamada Connect Amazônia 2025, em parceria com a University of Birmingham (Reino Unido), voltada a projetos colaborativos entre pesquisadores do Pará e da Inglaterra, especificamente da UoB. As propostas priorizam temas estratégicos, como bioeconomia, mudanças climáticas, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
A Fundação tem ampliado sua presença em fóruns estratégicos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Entre os destaques de 2025 está a participação no Fórum Nacional do Confap, realizado em Belo Horizonte (MG), que discutiu mecanismos de cooperação entre fundações estaduais e órgãos federais de fomento à pesquisa e inovação.
A instituição também marcou presença em Portugal, no 34º Encontro de Prospetiva, evento internacional que reuniu cientistas, gestores e especialistas para debater vários temas, como inovação, segurança alimentar, biotecnologia e transição ecológica, reforçando a importância da ciência amazônica no cenário global.
Além disso, no início deste mês, a Fapespa participou pela primeira vez de uma das maiores plataformas internacionais dedicadas à ciência, tecnologia e suas implicações para a sociedade, Science and Technology for Society Forum (STS), realizada em Kyoto, no Japão, representada pelo presidente da Fundação, Marcel Botelho.