Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

PF faz operação contra garimpos ilegais em terras indígenas no Pará

Por SBT News
Publicado em 26 de maio de 2021 às 10:34H

Compartilhe:
Operação Mundurukânia contra garimpo ilegal tem 134 policiais e agentes de fiscalização, aeronaves e veículos 4×4 | divulgação PF

SBT acompanha em Jacareacanga, no Pará, a operação “Mundurukânia” contra garimpos ilegais em terras indígenas Munduruku e Sai Cinza.

O repórter José Luiz registra a operação coordenada pelas Polícias Federal, Rodoviária, Ibama e Força Nacional, que faz parte de uma série de medidas determinadas pelo ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal para ajudar a enfrentar a disseminação e mortes pela covid-19 entre indígenas.

De acordo com a polícia, os suspeitos de praticar o garimpo ilegal estão sujeitos a responder por associação criminosa, exploração ilegal de matéria-prima da União e crime contra o meio ambiente.
 
Ao todo foram empregados 134 servidores entre policiais e agentes de fiscalização, assim como aeronaves e veículos 4×4.

A região é alvo de operações desde 2018 no sentido. Segundo a PF “além de provocar graves danos ao meio ambiente devido ao uso de produtos químicos altamente nocivos, ainda causa a poluição de rios e lençóis freáticos, além de gerar uma série de outros problemas sociais na região, como conflitos entre garimpeiros e indígenas”.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend