Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de March de 2025
Sistema Floresta

Pichações nazistas deixam escola de Parauapebas em estado de alerta

Por Correio de Carajás
Publicado em 18 de março de 2023 às 14:42H

Compartilhe:

Fazer apologia ao nazismo, exibindo símbolos e frases, como ocorreu na escola, é crime e pode resultar em prisão, conforme prevê legislação brasileira

Uma situação inusitada e extremamente preocupante se registrou na Escola Estadual Irmã Dulce, cidade de Parauapebas. Nos últimos dois dias, apareceram nas paredes e muros da escola pichações de cunho nazista, como a cruz suástica e frases como “Somos nazistas”. As autoridades já foram acionadas pela direção da escola, que fica na Rua São Luís, Bairro da Paz, e tem 1.750 estudantes.

A cruz suástica, símbolo que mais representa o regime que matou milhões de pessoas

De acordo com Valdejan de Sá dos Santos, diretor do estabelecimento de ensino, primeiramente os pais dos alunos foram chamados para falar sobre o assunto, até porque alguns responsáveis já tinham procurado a direção.

O diretor Valdejan tomou as primeiras providências quando soube do caso

Além disso, o diretor acionou o Conselho Tutelar e também a Polícia Militar para fazer rondas com mais frequência na escola, além de registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, nesta sexta-feira (17), a fim de que seja instaurado um inquérito policial investigar e descobrir a autoria do crime.

Paralelo a isso, a escola mandou instalar nada menos de 16 câmeras de videomonitoramento e vai promover um trabalho educativo com policiais militares, que darão palestras na escola. Também deve acionar outras instituições da rede de proteção e apoio à escola.

“A gente precisa garantir na escola um ambiente propício para que a educação ocorra e que se tenha segurança também”, explica o diretor, ao acrescentar que é difícil compreender como os jovens estão sendo influenciados a isso.

Apologia ao Nazismo é crime

Fazer apologia ao nazismo é crime previsto na Lei nº 7.716/1989. O texto diz que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional gera pena de reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.

Além disso, a legislação diz também que fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica, para fins de divulgação do nazismo, pode resultar em pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.

O que foi o Nazismo

Entre as definições do Nazismo, o site Brasil Escola explica que se trata de um movimento político e social marcado por ideais nacionalistas e extremistas que surgiu na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial. Esse movimento teve início em 1933, quando Adolf Hitler se tornou chanceler da Alemanha e assumiu o poder. O nazismo foi classificado pelos historiadores como um movimento da extrema-direita.

“Também conhecido como Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o nazismo foi o grande responsável pelo extermínio de seis milhões de judeus durante o Holocausto”, diz a mesma fonte.

Mas, além dos judeus, outras minorias (como ciganos, homossexuais, negros e comunistas) foram perseguidas e aprisionadas em campos de concentração, porque os nazistas se intitulavam uma raça pura (arianos). 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend