Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 21 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Polícia alerta para cuidados que podem evitar crimes cibernéticos na pandemia

Por G1
Publicado em 13 de julho de 2020 às 01:05H

Compartilhe:

O isolamento social fez com que as pessoas navegassem na internet por mais tempo e isso pode ser uma armadilha para diversos crimes cibernéticos caso alguns cuidados não sejam tomados, alerta a Polícia Civil do Pará.

Esses crimes se tornaram mais comuns no estado e variam desde invasão de e-mails e redes sociais ao roubo de contas bancárias e outras informações pessoais.

“Atualmente, são muitas as plataformas que as pessoas usam para se comunicar e manter relacionamentos, principalmente durante a pandemia. Criminosos se aproveitam disso para buscar essas informações e, dependendo do alcance daquele usuário, para aplicar golpes de vantagem econômica ou para prejudicar a imagem de alguém”, explica a delegada Vanessa Lee, titular da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC).

A delegada alerta para cuidados na hora de atualizar dados pessoais e senhas, por exemplo.

“É nesse momento que o criminoso age e ‘sequestra’ a conta. As pessoas nunca leem, mas nos contratos de uso dessas plataformas é informado que tipo de informação aquela rede pega de você, bem como em quase todas é possível ativar a autenticação de dois fatores, que é quando sua senha é solicitada com alguma frequência para que você continue naquela rede, a exemplo do Instagram ou do próprio WhatsApp”, explica a delegada.

É importante saber que todo tipo de aplicação, incluindo brincadeiras “como seria minha aparência se eu fosse do sexo oposto”, recolhe algum tipo de informação. “Vale a pena priorizar somente instalar aquilo que está nas lojas dos dispositivos (app stores), porque há uma maior segurança. E sempre refletir antes: eu realmente preciso ter esse aplicativo instalado?”, orienta Vanessa Lee.

A DECCC fica sediada em Belém, no bairro de Nazaré, dentro da estrutura da Delegacia-Geral. Segundo a Polícia Civil, a criação da mesma tem uma importância fundamental devido o alto número de crimes ocorridos no ambiente virtual, seja contra a honra ou o patrimônio, em que pessoas são iludidas com links maliciosos e cadastros para conseguir os dados, que podem ser usados para praticar golpes e disseminar fake news.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend