Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 21 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Procon no Pará vai criar site para bloquear ligações indesejadas

Por Dol
Publicado em 24 de novembro de 2019 às 10:35H

Compartilhe:

Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) vai criar um site para que os consumidores possam cadastrar seus números de telefone e assim evitar as ligações indesejadas de telemarketing. A previsão é que o serviço seja aberto ao público no primeiro semestre de 2020.

Segundo o diretor do órgão, Nadilson Neves, a ideia é se basear em um projeto que já deu certo em outros estados e semelhante ao portal nacional “Não Me Perturbe”.

De acordo com o gestor, já tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), um projeto de lei para coibir a abusividade das empresas de telemarketing, que ligam insistentemente oferecendo produtos de operadoras de telefonia, planos de saúde, instituições financeiras, dentre outros. 

“Esse abuso é um crime previsto pelo Procon, por conta da insistência, sem limite de vezes e de horário. Somente no caso de cobrança não pode ser considerado ilegal”, explica ele.

Se sentiu incomodado? Saiba o que fazer!

Se o consumidor se sentir incomodado com esse tipo de situação, deve primeiramente buscar a ouvidoria da empresa em questão e denunciar o problema.

Outra opção é buscar o próprio Procon, pelo telefone 151 ou em sua sede na capital paraense, localizada no bairro do Marco.

O cadastro no Não Me Perturbe, site oriundo de uma cooperação técnica entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que bloqueia esse tipo de contato em até 30 dias, também é desejável.

As punições previstas às empresas que mesmo assim persistirem variam desde sanções administrativas a multas.

“De uma a três ligações em um dia é o máximo admissível, e sempre em horário comercial. Acima disso, pode ser configurada a abusividade. Inclusive a incidência desse tipo de ação pode até aumentar por conta de iniciativas como o Cadastro Positivo. Basicamente todo mundo que tem um número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) está sujeito a essa importunação”, avaliou.

As denúncias mais frequentes são ligadas a instituições financeiras.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend