Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de April de 2024
Sistema Floresta

Procon Pará orienta clientes sobre as empresas de telemarketing

Por Agência Pará
Publicado em 05 de maio de 2022 às 09:42H

Compartilhe:

Mesmo após o bloqueio de chamadas de empresas de telemarketing, o recebimento de ligações de números desconhecidos, de várias partes do País, tem se tornado algo cotidiano para muitos paraenses. As chamadas que muitas vezes não têm dia e nem hora, são de empresas de telemarketing oferecendo produtos, serviços ou até cobranças. O Procon Pará, Diretoria vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), alerta que as empresas podem ser punidas se continuarem a efetuar as ligações. 

De janeiro a maio de 2022, o Procon já recebeu aproximadamente 1.800 pedidos de bloqueio de telemarketing. Na lista da Diretoria estão empresas de telemarketing, operadoras de banco e de saúde, entre outras. 

Para o diretor do Procon Pará, Eliandro Kogempa, o bloqueio de telemarketing está disponível no site do Procon Pará ou nãomeperturbe.com.br . “O site ‘Não Me Perturbe’ é somente para operadoras de telefonia e bancos. O cadastro realizado no Procon Pará engloba também esses dois serviços e outras ligações de número indesejados”, explicou. 

O bloqueio de telemarketing no Pará é regulamentado pela Lei 9.263/2021, que estabelece medidas para o cadastro a fim de bloquear o recebimento de ligações e mensagens SMS de telemarketing em todo o Pará. O Procon é o responsável pelo monitoramento das demandas referentes ao cumprimento da lei e também pela implantação, gerenciamento e divulgação do cadastro às pessoas interessadas, além de criar mecanismos necessários à sua implementação.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em 2019, apontou que 92,5% das pessoas entrevistadas afirmaram receber ligações indesejadas de telemarketing. Segundo elas, 80,6% dessas ligações caem ou ficam mudas assim que atendidas.

Kogempa ressaltou que o Procon é uma das portas de entrada para quem continua recebendo ligações de telemarketing. “Para comprovar a chamada, basta acessar os registros de chamadas e “printar” na tela do aparelho, gravando informações como data, hora e número que efetuou a chamada. Munido dessas informações, pode acionar o Procon ou, se quiser indenização, a Defensoria Pública ou um juizado especial cível”, afirmou o diretor do Procon Pará.

Faça o bloqueio no site do Procon clicando aqui ou acesse www.naomepertube.com.br.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend