Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 07 de December de 2025
Sistema Floresta

Resultados da 8ª fase da Operação ‘Mute’ projetam Seap a elevado patamar nacional

Por Floresta News
Publicado em 07 de julho de 2025 às 02:07H

Compartilhe:

Todas as unidades penais do Pará foram vistoriadas; Ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e visa o combate à comunicação e entrada de materiais ilícitos nos presídios do país

Esta semana, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) desencadeou, nacionalmente, a 8ª fase da “Operação Mute”. Com o foco principal de combater a comunicação ilegal dentro dos presídios brasileiros, a ação iniciou em outubro de 2023 e atua também na busca de outros materiais ilícitos nas celas. No Pará, em mais está fase – desta vez dividida em quatro dias de revistas, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) manteve os resultados que colocam a secretaria estadual em destaque no combate a esse tipo de crime.

A concentração das forças especializadas da Seap ocorreu no Centro de Instruções Especializadas (Ciesp), com a participação de policiais do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), Comando de Operações Penitenciárias (COPE), além do Núcleo de Operações com Cães (NOC). Os policiais penais das unidades que passaram pelas revistas também atuaram na operação.

O secretário adjunto de Gestão Operacional (SAGO), Ringo Alex Frias, informou que a Operação Mute foi realizada entre os dias 01, 02, 03 e 04 de julho de 2025, e faz parte das ações previstas na Operação Verão 2025, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Pessoal (Segup) – sob o comando da Seap no âmbito do sistema carcerário. As ações de revistas nas unidades penitenciárias do Pará são realizadas em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

“A operação tem como objetivo primordial a identificação e apreensão de aparelhos celulares localizados nas unidades prisionais em todo o país. As atividades estão sendo executadas de forma planejada e estratégica, respeitando os protocolos operacionais e legais vigentes, com a participação de policiais penais e as tropas especializadas COPE, GAP e GBR, sob supervisão das autoridades competentes SAGO, ASI CGP e DAP”, destacou Ringo Alex. 

O titular da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP) da Seap, Coronel PM Odenir Margalho, conduziu o primeiro dia de operação. Os comandantes do GAP, policial penal Eslaine Almeida, e do COPE, Capitão PM Esmael Alcântara, também acompanharam a ação, assim como o corregedor do interior, Carlos Almeida Cavalcante. Todos os diretores das unidades penais também compareceram à preleção e leitura da Ordem de Missão emitida pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (SAGO).

Quanto ao transcorrer da operação, Margalho destacou que ficou muito satisfeito com o resultado obtido, uma vez que nenhum objeto ou material ilícito foi encontrado nas unidades que passaram pelas minuciosas revistas.

“Tivemos mais uma etapa, a oitava etapa da Operação Mute. E a gente ficou bastante satisfeito, pois nenhum objeto proibido, de acordo com a nossa legislação que regula o controle prisional, particularmente a questão de equipamentos eletrônicos, como celular. Mas cada dia é um aprendizado através de orientações, verificação de procedimentos que têm que ser analisados a conduta operacional dos nossos servidores policiais penais. E nesse sentido, nós tivemos uma boa impressão do que vimos. Claro que buscando sempre a excelência, buscando sempre a melhoria da prestação de serviço na questão da segurança prisional!”, comentou.

(SEGUP)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend