Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Santarém terá equipe de referência para acompanhar pacientes com Covid-19

Por ORM
Publicado em 03 de abril de 2020 às 09:10H

Compartilhe:

Com objetivo de reforçar o monitoramento dos casos confirmados e suspeitos de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), instituiu nesta quinta-feira (02) uma equipe de referência técnica para acompanhamento diário dos pacientes no município. O monitoramento, por telefone, será acompanhado por profissionais da saúde. Cada um ficará responsável por zonas da área urbana, além das regiões de rios e planalto.

A secretária de Saúde, Dayane Lima, que conduziu a reunião, explicou a estratégia para o monitoramento. “Vamos reforçar o trabalho que vem sendo feito pelo setor de Epidemiologia da Divisão de Vigilância em Saúde, a Divisa, com os técnicos da Semsa para o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados, via telefone, tanto na cidade, quanto na zona rural. Será entregue um celular para cada técnico de referência, que ficará em contato com os pacientes todos os dias. Sempre que os pacientes precisarem de alguma orientação, poderão entrar em contato com o profissional”.

Dayane informou, ainda, que cada técnico de referência vai trabalhar em conjunto com as Estratégias de Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada região, no monitoramento dos pacientes com quadro de síndrome gripal, que devem permanecer em isolamento domiciliar, assim como seus familiares.

Diariamente, os técnicos ligarão para verificar como está o quadro clínico dos pacientes e como está a evolução dos sintomas até a sua alta, ou se houve algum agravamento para procedimentos que demandem remoção à UPA 24h, ou qualquer outro serviço de referência.

O trabalho começa nessa sexta-feira (03), quando os números dos telefones serão repassados às equipes de saúde das unidades, para que o monitoramento seja de imediato. Assim que forem notificados os casos nas Unidades, que necessitem de isolamento domiciliar, será repassado o contato ao paciente, e o contato do paciente ao responsável técnico que fará o acompanhamento.

Um boletim epidemiológico da real situação dos casos de Santarém será divulgado todos os dias, e os casos poderão ser acessados por outros setores da secretaria, no sentido de divulgar à população, os casos que estão em acompanhamento, e os que já passaram por essa etapa dos 14 dias da quarentena e já tiveram alta da necessidade do isolamento domiciliar.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend