Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 05 de July de 2020
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Seap inicia implantação de procedimento em unidade prisional de Tucuruí

Por Agência Pará
Publicado em 03 de junho de 2020 às 20:10H

Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, por meio do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), iniciou a implantação de procedimento na unidade do Centro de Recuperação Regional de Tucuruí (CRRT), na última terça-feira (2). A ação tem como objetivo intensificar a disciplina e padronizar os procedimentos penitenciários na casa penal que custodia 497 pessoas privadas de liberdade e faz parte do cronograma de ações de segurança pública da Secretaria.

A implantação de procedimento vai ocorrer na unidade por 30 dias. Inicialmente, todos os objetos em excesso foram retirados das celas, assim como houve a separação dos custodiados por comodidade e grau de periculosidade, para receberem as respectivas assistências que necessitam. Houve ainda uma revista geral, na qual foram apreendidos seis celulares e mais de 35 estoques (arma branca).

No segundo dia de ações, nesta quarta-feira (3), iniciou-se a limpeza e higienização da casa penal, além da padronização dos internos, com corte de cabelo e de barba. Eles também receberam novos uniformes e máscaras de proteção individual.

A reforma geral na estrutura também iniciou com pintura e diversas manutenções. Com o ambiente limpo e recuperado, todas as ações de intervenção são executadas conforme a legislação, em prol da humanização no cumprimento de pena e garantia de dignidade dentro do cárcere.

Após as primeiras ações de disciplina, conduta e humanização da pena, será realizada uma capacitação aos servidores operacionais, de saúde e administrativos. O Cel. Vicente Neto destaca que as ações na casa penal contemplam o triangulo da unidade penal, definido por homem, equipamento e procedimentos. “O homem consiste no sentido técnico, capacitado e profissional dedicado ao serviço penitenciário; equipamento sendo necessário, eficiente e legal no seu uso e procedimentos, como a base de tudo; e procedimentos para entrada e saída do preso, retirada da cela, condição dele para atendimento jurídico, médico ou de qualquer assistência. O sucesso em uma unidade está relacionado a estas três palavras”, considerou o Comandante do COPE.

A assistência à saúde e o atendimento de profissionais do Direito, como advogados e defensores públicos, continua inalterado. Os profissionais de saúde seguem até as celas para entregar medicamentos aos internos.

De acordo com o diretor da DAP, Ringo Frias, a retomada dos procedimentos, implementados em dezembro na unidade de Tucuruí, garante a manutenção dos protocolos que padronizam as ações. “O retorno garante a retomada da capacidade de gestão operacional, a realização de higienização da unidade, dos internos, corte de cabelo e entrega de uniformes. Esperamos que a padronização permaneça, dentro do que está estabelecido nos novos regulamentos da SEAP”.

Trabalho conjunto

Na tarde da terça-feira (2) o comandante do COPE, o coronel Vicente Neto; o diretor da DAP, Ringo Alex e o diretor interventor, Arnaldo Neto, reuniram-se com a juíza do Fórum Criminal de Tucuruí, Dra. Célia Gadoyt. Na ocasião, os representantes da Seao explicaram quais os motivos para a implantação de procedimentos e as ações que estão sendo executadas.  

Foi apresentada ainda a situação de saúde dos custodiados da unidade. Não há nenhum registro de caso de Covid-19 na casa penal. Além disso, foram destacadas as mudanças que estão sendo impostas a favor da dignidade dos internos e da humanização da pena, envolvendo saúde, melhor ambiente para convívio, trabalho e assistência jurídica. A juíza se colocou à disposição para ajudar a Secretaria em suas ações de humanização da pena. 

Na manhã da quarta-feira (3), os representantes da Secretaria visitaram o Delegado da Polícia Civil, Romeo Sousa, superintendente regional na 9ª Região Integrada de Segurança Pública do Lago de Tucuruí. Foi explicado como funciona a intervenção e a importância da PC para a boa execução da implantação de procedimentos e garantia de segurança pública em Tucuruí. 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend