Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Segup realiza oficina para construção no plano estadual de segurança pública

Por Agência Pará
Publicado em 22 de setembro de 2020 às 16:45H

Compartilhe:

Visando elencar e alcançar objetivos, levando em consideração os grandes investimentos e cenários que podem ocorrer no Pará, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) está elaborando o Plano Estadual de Segurança Pública para os próximos 10 anos, que deve, a cada biênio, ser reavaliado e adequado, caso necessário. Para a construção do plano, a Segup, por meio da Diretoria da Prevenção Social da violência e da Criminalidade (Diprev) deu início a uma oficina de Construção de Cenários para o Planejamento Estadual de Segurança Pública 2020/2030 nesta terça-feira, 22, no auditório da Escola de Gestão Pública do Pará (EGPA). O encerramento ocorrerá na próxima quinta-feira (24).


Foto: Caio Tavares / Ascom Segup

O titular da pasta de segurança pública do Estado, Ualame Machado, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância do plano para manter as reduções da criminalidade alcançadas e se preparar, preventivamente, para o futuro.

“É preciso pensar em longo prazo. Terminou a nossa gestão a que assumir terá um projeto, as ações e políticas de segurança pública e de defesa social têm que transcender ao Governo. É preciso pensar de forma técnica, científica, mas que possa trazer nele ações concretas e passar por avaliação periódica. Daí a importância de cada ente da segurança pública, contribuir na sua área, entendendo e integrando com outros órgãos. Temos exemplos como as obras de Belo Monte e Tucuruí, grandes projetos que impactaram no passado e que agora nós queremos planejar a nossa atuação visando o futuro. O plano que estamos construindo não tem parâmetro ao tentar comparar com os de Santa Catarina, Tocantins, por exemplo, que já possuem. O lançamento desse plano será um momento histórico”, concluiu.


Foto: Caio Tavares / Ascom Segup

Durante a programação da oficina ocorrerá formação de mesas, debates sobre eventos futuros e reavaliação de tendências, por exemplo. Participam como palestrantes o chefe do Estado-Maior, Coronel PM Ronald Souza com o tema: Diagnóstico e cenários prospectivos em segurança pública; José Leôncio Siqueira representando a Secretaria de Estado da Ciência, tecnologia e Educação profissional (SECTEC) com o tema: Cenários da ciência, tecnologia e educação profissional nos próximos 10 anos com impacto na segurança pública; Rayrton Carneiro Santos, representado a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) como tema: Cenários do Meio Ambiente e Sustentabilidade nos próximos 10 anos com impacto na segurança pública, além de Lourival Ribeiro Junior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, mineração e Energia (SEDEME) com o tema: Cenários do Desenvolvimento Econômico nos próximos 10 anos com impacto na segurança pública.


Foto: Caio Tavares / Ascom Segup”

O trabalho já vem sendo desenvolvido há alguns meses e nessa etapa nós estamos acrescentando nele a percepção dos órgãos que compõem o sistema por meio de seus problemas, perspectiva de atuações do sistema, que compete às atribuições de polícia judiciária, penal, ostensiva, na gestão de trânsito e na perícia técnica científica e inclusão social, então por meio dessas dimensões de atuação nós estamos refletindo sobre como o sistema tem atuado nós últimos cinco anos, definir tendências para que a gente consiga alinhar quais seriam os cenários para os próximos anos no Pará considerando não só o Pará como um todo, mas também suas regiões, de maneira especifica através dos indicadores que cada órgão trouxe”, explicou o diretor da Diprev, Tenente Coronel Jorge Aragão. 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend