Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 02 de August de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Segurança pública do Pará cria gabinete de crise para combater a covid-19

Por ORM
Publicado em 01 de abril de 2020 às 00:00H

Compartilhe:
Ualame Machado, secretário de segurança pública do Pará (Bruno Cecim / Agência Pará)

O Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública do Pará (Cigesp) aprovou, na manhã desta terça-feira (31), a resolução 001/2020, que cria um gabinete de crise interno, no âmbito da Segurança Pública do Estado, para definir ações e construir diretrizes de combate à covid-19 no Pará. A reunião foi realizada por meio de videoconferência, no plenário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em Belém.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, o gabinete servirá para “traçar metas, avaliar necessidades e encontrar soluções que possam ser apresentadas ao gabinete de crise oficial do Governo do Estado, que foi montado assim que surgiu o primeiro caso, para combater a disseminação do vírus no território paraense”.

O gabinete de crise implementado pelos gestores de segurança pública será composto por quatro frentes de atuação específicas, divididas nos seguintes grupos de trabalho: Operacional, de Inteligência, de Comunicação Social e de Monitoramento, ficando a cargo deste último avaliar os resultados empreendidos pelo gabinete.

As reuniões dos grupos acontecerão diariamente e as deliberações serão levadas ao gabinete de crise oficial do Estado para discutir os resultados. Os encontros serão feitos por meio de videoconferências, atendendo as orientações de isolamento social estabelecida pelo decreto estadual nº 609/20, que proíbe aglomerações.

O gabinete de crise interno é composto por todos os gestores que fazem parte do Sistema de Segurança Pública do Pará, representados pelo titular da Segup, Ualame Machado; pelo secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos; pelos comandantes da Polícia Militar, Cel. Dilson Júnior, e do Corpo de Bombeiros, Cel. Hayman de Souza; pelo diretor do Centro de Perícias Científica Renato Chaves (CPCRC), Celso Mascarenhas; pelo delegado geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira, e pelo diretor do Departamento de Transito do Estado (Detran), Marcelo Guedes.

As demandas especificas do gabinete serão focadas na atuação e participação de cada órgão no auxílio às ações de combate à covid-19 empreendidas pelo Estado. Serão discutidas em grupos as ações e deslocamentos das forças de segurança, no suporte ao sistema de saúde pública do Estado, e ainda nas questões que competem exclusivamente à segurança, como operações policiais, atendimento nas delegacias, fiscalizações de trânsito e perícias.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend