Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 15 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Sespa elabora nota técnica sobre ações voltadas para idosos durante a pandemia

Por ORM
Publicado em 08 de maio de 2020 às 07:52H

Compartilhe:

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lançou na semana passada, o Plano Nacional de Contingência para o cuidado às Pessoas Idosas em Situação de Extrema Vulnerabilidade Social. A iniciativa visa atender, prioritariamente, a população idosa vinculada às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e beneficiárias de programas sociais. 

No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que está elaborando uma Nota Técnica, que será enviada aos municípios com orientações para subsidiar as ações relacionadas à população idosa.

Já a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) afirma que atualmente, há 86 idosos acolhidos sendo 50 no Lar da Providência e 36 no Nosso Lar Socorro Gabriel, com 213 profissionais atuando nas unidades de permanência para idosos.

Ainda segundo a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, as duas unidades – Lar da Providência e Nosso Lar Socorro Gabriel – adequaram os espaços para isolamento de idosos sintomáticos; realizam encaminhamentos de casos que necessitam de internação e monitoram diariamente a saúde dos residentes. 

Além disso, mantiveram a atualização das vacinas e realizaram testes rápidos em idosos com quadros virais. “É importante ressaltar que a Secretaria ainda adotou a suspensão de visitas, o cancelamento de saídas externas e a desinfecção dos espaço”, diz o Governo do Estado. 

Do total de 5.709 casos confirmados para o novo coronavírus no Pará, 1.414 são idosos. Deles, 606 eram do sexo feminino e 808 masculino. Na faixa etária de 60 a 69 anos,  foram a óbitos 73 homens e 39 mulheres; de 70 a 79 anos, morreram 52 homens e 34 mulheres, e acima de 80 anos, foram à morte 45 homens e 49 mulheres. Os dados são até 17h15 desta quinta-feira (7) e divulgados no Portal Transparência Covid-19 do Governo do Estado.

Ações previstas no Plano

Segundo o Ministério da Saúde (MS), entre as ações previstas estão a busca ativa realizada por equipes de Saúde da Família, o atendimento remoto pelos canais do TeleSUS, a testagem de sintomáticos e, se necessário, internação hospitalar em situações de impossibilidade de isolamento. O investimento para a iniciativa totaliza R$ 136,4 milhões. 

Atualmente, segundo o MS, existem cerca de 78.200 idosos vinculados a instituições de acolhimento e Longa Permanência para Idosos, além de cerca de 31.720 colaboradores, entre cuidadores e outros profissionais. 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend