Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 15 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Setran começa instalação de cabos que sustentam pista da ponte sobre rio Moju

Por ORM
Publicado em 25 de novembro de 2019 às 15:00H

Compartilhe:
Ponte da Alça Viária sobre o rio Moju será entregue em dezembro (Agência Pará)

O governo do Estado confirmou esta segunda-feira (25) que iniciou a fase de instalação dos cabos-estais que iniciam a etapa final da obra que reabilitará os 268 metros do vão central da ponte sobre o rio Moju. Ao todo serão instalados 40 cabos estais. Os cabos são implantados em pares, de forma simultânea. São eles que farão a sustentação e dão a estabilidade da pista da ponte.

Durante o processo de instalação desta semana, a cada dois dias serão colocados dois segmentos de cabos, sempre juntos, nos lados direito e esquerdo da ponte. Nesse trecho da ponte haverá dois novos vãos de navegação, construídos com 134 metros de distância entre os centros dos apoios. Essa foi a estrutura destruída após um choque de uma embarcação, em abril deste ano.

Um total de 40 cabos estais darão a sustentação da pista da ponte
Um total de 40 cabos estais darão a sustentação da pista da ponte (Agência Pará)

Na última semana foi concluída a construção do bloco em duas etapas, com a concretagem das 24 estacas que formarão a aba do bloco principal do mastro, que deverá ser concluída até início de dezembro, antes do fechamento da pista da ponte (quando os segmentos de pista que partem do mastro alcançarão os apoios AP6 e AP11), ligando novamente as pistas nova as remanescentes da ponte).

A construção do bloco em duas etapas possibilitou maiior agilidade da obra, com duas frentes simultâneas de serviços: a colocação do mastro no núcleo do bloco e a cravação de 24 estacas. Segundo a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), as atividades seghuem dentro do cronograma a obra, que tem inauguração prevista para o próximo dia 15 de dezembro e religará a alça Viária (PA-283), que teve o acesso terrestre interrompido no quilômetro 34 da rodovia, após a queda da ponte.

Na última sexta-feira (22), técnicos da Setran fizeram vistoria ao estaleiro Maguari, em Outeiro, para inspecionar a construção das defensas de proteção dos pilares da ponte no entorno do vão se navegação. “A fiscalização tem sido determinante para garantir que as peças cheguem perfeitas ao canteiro de obras somente para serem montadas, evitando trocas de peças e, consequentemente, atraso a obra”, avaliou o titular da Setran, Pádua Andrade (com informações da Agência Pará).

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend