Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Setran diz que trânsito na ponte sobre rio Moju volta à normalidade dia 15 de dezembro

Por ORM
Publicado em 13 de novembro de 2019 às 14:07H

Compartilhe:
Governo diz que obra segue no prazo e sem acidentes (Agência Pará)

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) confirmou que as obras que religarão a ponte da Alça Viária sobre o rio Moju serão concluídas até o próximo dia 15 de dezembro. Segundo a Setran, partes da ponte fabricadas em São Paulo e Fortaleza chegaram ao canteiro de obras no prazo estipulado em contrato e estariam dentro das especificações técnicas exigidas. Elas estão sendo montadas com toda a estrutura do tabuleiro (pista por onde passarão os veículos) e cabos do novo vão central da ponte, que já estão na obra.

No sábado (9) o titular da Setran, Pádua Andrade, fez uma vistoria ao canteiro de construção, que esta semana adianta a pré-concretagem da laje – que contém 360 unidades e já soma mais de 200 concretadas. Após isso, elas serão montadas sobre a grelha de aço (parte metálica) e içadas para a posição final de formação do tabuleiro. Lá receberão a concretagem final. Todas as peças juntas formarão a pista de rolamento que receberá em seguida a pavimentação com asfalto.

“Estamos entrando na reta final da obra. A ponte será segura e com proteção de defensas que impeçam que novos acidentes possam ocorrer”, avaliou Pádua. A ponte sobre o rio Moju desabou quando uma balsa bateu nos pilares da estrutura, no dia 6 de abril passado.

Peças vindas de outros estados se somam a concretagem de tabuleiro da ponte
Peças vindas de outros estados se somam a concretagem de tabuleiro da ponte (Agência Pará)

Enquanto uma parte dos operários trabalha na concretagem às margens do Rio Moju, outra equipe atua na finalização do mastro central, que no final de semana contabilizou quase 85 metros dos 92 metros acima do bloco que servirão de apoio para 268 metros de ponte. Ambos são suportados por 40 cabos-estais, distantes 12 metros um do outro.

Segundo o governo do Estado, as operações seguem sem que acidente de trabalho ou incidentes outros, ainda que no local se mantenha uma grande movimentação de travessias por balsa e navegação de embarcações de todos os portes, incluindo de ribeirinhos que moram às margens dos rios da região.

A ponte sobre o Rio Moju faz parte do complexo de quatro pontes da Alça Viária (Guamá, Acará, Moju e Moju Cidades) na PA-483, que tem mais de 70 quilômetros de extensão – e é a principal artéria rodoviária do Norte do Brasil, integrando a Região Metropolitana de Belém ao sul e sudeste do Pará.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend