Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 11 de August de 2020
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Um em cada cinco paraenses já teve covid-19, diz governo

Por ORM
Publicado em 31 de julho de 2020 às 14:41H

Compartilhe:
Quase 70% da população já contaminada pela covid-19 no Pará se encontra em áreas urbanas, diz pesquisa (Igor Mota / O Liberal)

Ao todo, 21% das pessoas testadas do Pará foram confirmados com resultados positivos para a covid-19 – ou seja já tiveram contato anterior com a doença ou apresentavam sintomas), confirmou esta sexta-feira (31) o governo do Pará, durante anúncio do governador Helder Barbalho, na manhã desta sexta-feira (31). Assim, a sondagem aponta que um em cada cinco paraenses já tiveram a doença, afere o monitoramento por inquérito epidemiológico realziado no Estado.

Em comunicado, o governo do Pará detalhou, neste início de tarde, os resultados da primeira fase da pesquisa epidemiológica realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa). A meta é traçar um panorama da covid-19 no Estado.

Na coletiva, Helder Barbalho esteve ao lado do reitor da UEPA, Rubens Cardoso, e de Pedro Vasconcelos, presidente do Comitê de Biosegurança da universidade. Também participam do anúncio Rômulo Rodovalho, secretário de saúde do Pará, e o secretário adjunto da Sespa, Cipriano Ferraz.

“Isso mostra que grande parte da população já foi acometida pela covid-19. Mas o quadro é muito variável entre as regiões do Pará”, avaliou Pedro Vasconcelos, presidente do Comitê de Biosegurança da UEPA. Ao todo, o inquérito fez entrevistas com testagens em 52 municípios, nas oito regiões do Pará. O monitoramento foca os paraenses maiores de 12 anos.

“Ao todo, a sondagem aferiu que um total de 1.344.000 paraenses já possuem anticorpos detectados para a covid-19. Desses, a grande maioria, 63,8% dos que tiveram positivo, moram em cidades. O número é o dobro dos que tiveram a doença em áreas rurais do interior paraense”, detalhou Vasconcelos.

Sondagem monitora presença do vírus no Pará


A pesquisa da UEPA envolve municípios de todo o Estado. Iniciou em Belém e Ananindeua, e seguiu para o interior do Pará no último dia 6 de julho. Foram coletados dados de 8.587 pessoas em 52 municípios. O resultado vai ajudar a definir a estratégia de combate à covid-19, especialmente no que diz respeito à retomada de atividades que foram suspensas em razão da pandemia.

O governo anunciou ainda esta sexta-feira que mais 9 mil testes devem ser feitos na segunda rodada de monitoramento, já a partir da semana que vem. Ao todo, são três as etapas, que abrangerão todo o Estado. Segunda etapa incluirá mais 32 municípios, com testagem iniciadas já nessa próxima semana. “Conclamamos a população para que confie no trabalho da UEPA e da saúde do Estado no combate à covid -19”, disse o reitor da UEPA, Rubens Cardoso.

“Esse momento é de cautela. Temos visto que a população tem exagerado sua exposição. O governo orienta e recomenda, mas não manda nas pessoas. Cabe a elas tomarem decisões para o uso de máscaras e de isolamento, para evitar a exposição à doença “, avaliou Helder Barbalho, se referindo ao atual momento da pandemia no Estado. 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend