Por Floresta News
Publicado em 23 de novembro de 2025 às 23:39H

Durante a COP30, os complexos de cidadania do Governo do Pará receberam a visita de comitivas interessadas em conhecer de perto o modelo de transformação de comunidades, em Belém e no interior
As Usinas da Paz, complexos multifuncionais implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida em áreas vulneráveis, têm se consolidado como referência em políticas públicas de cidadania, segurança e transformação social, despertando atenção e servindo como inspiração para projetos no Brasil e em outros países.
Nas últimas semanas, período em que a cidade de Belém recebeu milhares de turistas para a programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), os complexos sociais receberam a visita de comitivas de diferentes regiões do Brasil e do exterior, interessadas em conhecer de perto o modelo que vem transformando a realidade de comunidades paraenses.
Durante as visitas, os grupos, formados por gestores públicos, pesquisadores e influenciadores, conheceram a estrutura moderna e funcional das Usinas, que reúnem mais de 70 serviços de cidadania, cultura, esporte, educação, qualificação profissional e mediação social em um único espaço. Para muitos, o modelo paraense já se consolidou como referência de inovação e impacto social.

“A gente vê que é um projeto que realmente funciona. Conhecemos aqui alguns cursos e vimos as turmas inspiradas, e as pessoas saindo daqui cheias de conhecimento. Isso é um grande incentivo. Acho que serve de espelho e modelo para o Brasil todo”, declarou a influenciadora digital brasileira Thaynara OG, durante visita à Usina da Paz do bairro do Guamá, na capital paraense.