Por Floresta News
Publicado em 06 de novembro de 2025 às 21:01H

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (6), em Parauapebas, Francisco Oton de Sousa, conhecido pelo apelido de “Barão do Pó”. Segundo as investigações, ele seria o responsável por coordenar as ações de uma facção criminosa que atua em cidades do sudeste paraense, como Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá e Itupiranga.
A ação foi comandada pelo delegado João Abel B. de Mattos, superintendente regional da Polícia Civil, e resultou na apreensão de 15 quilos de cocaína, avaliados em cerca de R$ 300 mil. A operação foi desencadeada após o setor de inteligência identificar o envio de drogas de Guarulhos (SP) para o Pará, disfarçadas como encomendas enviadas pelos Correios.

Com base nas informações levantadas, os agentes montaram campana no endereço de destino e interceptaram o material no momento em que seria entregue. Dentro do pacote, estava o entorpecente que, segundo a polícia, abasteceria parte do tráfico na região.
Além da droga, os policiais apreenderam um carro modelo Renault Captur, supostamente usado para transportar as substâncias ilícitas, dois celulares e uma quantia de R$ 363 em dinheiro.

Francisco foi preso em flagrante e autuado por tráfico interestadual de drogas, conforme o artigo 33 da Lei nº 11.343/2006. Ele foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Parauapebas, onde permanece à disposição da Justiça enquanto as investigações continuam.
Floresta News