Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 07 de December de 2025
Sistema Floresta

Pecuária paraense avança com novas adesões ao Programa de rastreabilidade sustentável

Por Floresta News
Publicado em 10 de novembro de 2025 às 19:53H

Compartilhe:

Setor produtivo aprova e adere ao Sistema de Rastreabilidade Individual de Bovinos e Bubalinos do Pará

Seguindo a direção de adesão aos programas Pecuária Sustentável e Sistema de Rastreabilidade Individual de Bovinos e Bubalinos do Pará (SRBIPA), o frigorífico FriGol se juntou ao Governo do Pará no compromisso da sustentabilidade e rastreabilidade implementado pelo Estado.

O Governo do Estado não mede esforços para garantir a segurança sanitária do rebanho, assegurando suporte e contribuindo com a iniciativa privada para uma gestão mais eficiente, sólida e sustentável, com regularização fundiária e inovação tecnológica.

“A entrada desse frigorífico reforça que a sustentabilidade é um caminho sem volta. A adesão de empresas desse porte fortalece o setor e mostra que o Pará está preparado para atender às exigências dos mercados nacional e internacional”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, Raul Protázio Romão. 

Em consonância com o secretário, Carlos Corrêa, diretor financeiro e sustentabilidade da FriGol, falou sobre a parceria com Governo do Pará. “A FriGol vem trabalhando em alinhamento com o Governo do Pará, que tem se destacado de forma pioneira ao instituir o Programa Pecuária Sustentável do Pará e ao criar o Sistema Oficial de Rastreabilidade Individual de Bovinos e Bubalinos do Pará – o SRBIPA. Essa parceria com o Estado reforça nosso compromisso com a rastreabilidade e o desenvolvimento sustentável da pecuária amazônica”, disse.

Rastreabilidade e transparência no campo –  a integração entre os dois programas acelerou a implantação dos brincos de identificação individual no rebanho, levando a iniciativa a ultrapassar a marca de 270 mil unidades aplicadas antes mesmo da entrada em vigor da primeira fase da nova lei, em 1º de janeiro de 2026, que exigirá o registro dos animais a cada movimentação. O resultado consolida um marco para o setor, demonstrando a capilaridade e o avanço do Programa Pecuária Sustentável em todo o Pará. 

Iniciativas e propósitos – o processo de adesão transforma a visão dos criadores e pecuaristas, com sinais claros dessa transformação sendo vistos no desenvolvimento de iniciativas revolucionárias no setor privado, como é o caso da FriGol e o programa recém-lançado e intitulado de “FriGol Farm”.

“Nesse contexto, lançamos em outubro o programa FriGol Farm, uma iniciativa que tem como propósito apoiar os pecuaristas no monitoramento de seus fornecedores, na rastreabilidade individual além de oferecer suporte à requalificação ambiental e à regularização fundiária. No lançamento, realizamos dois eventos, em São Félix do Xingu e em Xinguara (cidade próxima à nossa unidade de Água Azul do Norte). Contamos com a presença expressiva de pecuaristas dos mais diversos portes e, neste momento, estão acontecendo as adesões ao programa. Na FriGol, a sustentabilidade está no centro da nossa estratégia de negócios — é o que orienta nossas decisões e direciona o futuro que queremos construir: um futuro em que produzir com responsabilidade e preservar caminham lado a lado”, explicou Carlos Corrêa.

Seguindo a crescente na discussão sobre sustentabilidade, clima e meio ambiente, o pioneirismo do Pará mostra avanço na implementação e implantação de sistemas que alavancam a economia rural, fortalecendo o mercado, a pecuária, toda cadeia produtiva, além de garantir aos produtores uma perenidade na comercialização desses produtos. Integração que acontece tornando a economia estável e preservando o meio ambiente.

Texto de Lucas Maciel / Ascom Semas

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend