Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de July de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Cerca de 5,8 mi estão afastados do trabalho por pandemia, diz IBGE

Por R7
Publicado em 14 de agosto de 2020 às 13:59H

Compartilhe:
CTPS; CARTEIRA DE TRABALHO; EMPREGO; FOTOS DAVI PINHEIRO/GOVERNO DO CEARA;

O número de pessoas afastadas do trabalho por causa da pandemia de coronavírus caiu para 5,8 milhões na semana de 19 a 25 de julho, de acordo com a Pnad Covid19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (14). 

O valor representa 7,1% da população ocupada no país. Esse contingente ficou numericamente estável em relação à semana anterior (6,2 milhões ou 7,5% da população ocupada) e caiu frente à semana de 3 a 9 de maio (16,6 milhões ou 19,8% dos ocupados).

Percentual de pessoas ocupadas e afastadas do trabalho devido ao distanciamento social em relação o total da população ocupada na semana de referência – Brasil (%):


Reprodução/ IBGE – 14.08.2020

Já a população ocupada e não afastada do trabalho foi estimada em 72,3 milhões de pessoas (47,7%), estável em relação à semana anterior (72,5 milhões) e com aumento frente à semana de 3 a 9 de maio (63,9 milhões).

Entre estes, 8,3 milhões (11,5%) trabalhavam de forma remota. 

Três milhões ficaram sem emprego

A pesquisa do IBGE mostra que, em quatro meses de pandemia, cerca de 3 milhões de pessoas ficaram sem trabalho. 

A taxa de desocupação chegou a 13,7% na quarta semana de julho, atingindo 12,9 milhões de pessoas. Na primeira semana de maio, quando a pesquisa teve início, 9,8 milhões estavam sem trabalho.

A coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, diz que “comparando com o início da pesquisa, o saldo da nossa investigação é que a população ocupada está menor, em 2,9 milhões de pessoas. A população desocupada está maior, pouco mais de 3 milhões de pessoas. E a taxa de desocupação também está maior em 3,2 pontos percentuais. Isso num contexto em que a população informal vem caindo também”. 

Metodologia da pesquisa

A Pnad Covid19 é uma versão da PNAD Contínua e tem como objetivo identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend