Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Inflação oficial registra menor taxa para julho em cinco anos

Por R7
Publicado em 08 de agosto de 2019 às 14:33H

Compartilhe:

A inflação oficial registrou menor taxa para julho em cinco anos, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado nesta quinta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa ficou em 0,19% no mês. 

A inflação desacelerou em comparação com o mesmo mês de 2018, quando a taxa era de 0,33%.

Em comparação com junho deste ano, houve aceleração no indicador, que registrava taxa de 0,1% no mês. O índice ganhou ritmo no período impulsionado principalmente pela energia elétrica, parte do grupo de habitação. 

O analista da pesquisa, Pedro Kislanov, diz que os fatores que contribuíram para o aumento do preço da energia elétrica e, consequentemente, maior impacto na inflação foram “a mudança da bandeira tarifária, que passou de verde para amarela, e o reajuste da tarifa em São Paulo, que tem um peso grande no índice”. 

Segundo Kislanov, se não fosse a energia elétrica, a inflação de julho ficaria muito próximo da estabilidade, já que outros grupos importantes, como alimentação, transportes e saúde e cuidados pessoais, tiveram estabilidade ou queda.

De janeiro a julho deste ano, a inflação acumula alta de 2,42%. A taxa está em 3,22% no acumulado de 12 meses. 

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e considera famílias com rendimento monetário de um (R$ 998) a 40 (R$ 39.3920) salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

Segundo o IBGE, “para o cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados no período de 29 de junho a 29 de julho de 2019 (referência) com os preços vigentes no período de 30 de maio a 28 de junho de 2019 (base)”.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend