Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Um terço das crianças com coronavírus são assintomáticas

Por ORM
Publicado em 02 de dezembro de 2020 às 06:20H

Compartilhe:
Tosse e coriza foram os sinais mais comuns entre crianças sintomáticas (Bessi / Pixabay)

Mais de um terço das crianças que contraem covid são assintomáticas, indica um novo estudo. Os pesquisadores descobriram que cerca de 36 por cento das crianças não apresentaram sintomas clássicos de doença, como tosse, febre ou falta de ar.

Além disso, embora os sinais mais comuns entre as crianças sintomáticas com teste positivo fossem tosse e coriza, eles também eram comuns entre aquelas com resultados negativos do teste.

Mas sintomas como náusea ou perda do paladar e do olfato foram até sete vezes mais comuns em crianças com o vírus.

A equipe da Universidade de Alberta, no Canadá, afirma que as descobertas fornecem mais evidências de que os exames de sintomas podem ser inúteis e que a única maneira de testar a disseminação da doença é por meio de testes laboratoriais.

“A preocupação do ponto de vista da saúde pública é de que provavelmente há muito vírus circulando na comunidade e as pessoas não percebem”, disse o Dr. Finlay McAlister, professor de medicina da Universidade de Alberta.

“Quando vemos relatos de 1.200 novos casos por dia na província de Alberta, isso é provavelmente apenas a ponta do iceberg – provavelmente há muitas pessoas que não sabem que têm a doença e estão potencialmente disseminando-a.”

Muitos vírus

Para o estudo, publicado no Canadian Medical Association Journal, a equipe analisou cerca de 2.500 crianças que foram testadas entre abril e setembro.

Todas eles tinham pelo menos cinco anos de idade e foram testadas por rastreio de contatos, fossem sintomáticas ou não.

Das crianças, 1.987 testaram positivo para covid-19 e os restantes 476 tiveram resultado negativo.

Entre as crianças que contraíram o vírus, 714 delas, 35,9 por cento, relataram ser assintomáticas.

“Claro, as crianças correm o risco de contrair muitos vírus diferentes, então os sintomas específicos da covid são na verdade mais coisas como perda de paladar e cheiro, dor de cabeça, febre e náuseas e vômitos, e não nariz escorrendo, tosse e dor de garganta”, disse McAlister.

A tosse foi o sintoma mais experimentado pelas crianças, aparecendo em 24,5 por cento das que tiveram resultado positivo.

Os outros sintomas mais comuns foram coriza e dor de garganta, com 19,6% e 15,7%, respectivamente, relatando os sintomas.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend