Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de October de 2019
Sistema Floresta

Ao menos 58 mil autoridades têm foro especial

Por Notícias ao minuto
Publicado em 24 de abril de 2018 às 12:59H

Compartilhe:

Estas pessoas ocupam mais de 40 tipos de cargos em diversas áreas e níveis da administração pública.

Em meio a discussões sobre a restrição do foro privilegiado a deputados federais e senadores, um levantamento realizado pela Folha de S. Paulo revela que a legislação brasileira garante tratamento especial na Justiça a pelo menos 58.660 autoridades da administração pública.

Como revelado pela publicação, estas autoridades ocupam mais de 40 tipos de cargos em diversas áreas e níveis da administração pública. Ações judiciais contra estas pessoas são enviadas diretamente para as instâncias superiores.

O direito ao foro especial está definido na Constituição de 1988. Segundo a lei, o presidente da República e membros do Congresso, por exemplo devem ser julgados diretamente pelo Superior Tribunal Federal (STF). Já ações contra governadores e desembargadores seguem para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em alguns estados, comandantes da polícia e bombeiros, titulares de empresas públicas e vereadores também têm foro especial.

De acordo com o estudo, São Paulo é a unidade da federação que possui o maior número de autoridades com foro. Ao todo, são 7.231 pessoas.

O levantamento divulgado nesta terça-feira (24) considerou dados de 60 fontes oficiais, como o Conselho Nacional de Justiça e portais de transparência municipais e estaduais.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend