Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Operação da Polícia Federal desarticula grupo criminoso que extraía manganês no PA para exportação

Por G1
Publicado em 23 de junho de 2020 às 13:57H

Compartilhe:
Polícia Federal desarticula grupo que usurpava minério de manganês para exportação. — Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (23) quatro mandados de busca e apreensão, bloqueio e sequestro de contas e bens móveis e imóveis com restrição de circulação e alienação durante a Operação Mn25. O objetivo é desarticular um grupo criminoso responsável pela usurpação clandestina de manganês para exportação no Pará.

Segundo as investigações, um grupo de empresas e pessoas físicas estaria extraindo minério de manganês sem autorização dos órgãos competentes. O minério seria destinado majoritariamente à exportação, tendo seu escoamento feito pelo Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no nordeste do estado.

Os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Marabá e foram cumpridos no Porto de Vila do Conde e na região de Curionópolis, no sudeste do Pará. Em Barcarena, um dos mandados foi cumprido dentro de um navio.

As investigações começaram no ano de 2018, após a Operação Migrador. Segundo a PF, existe na região uma ação articulada de pessoas e empresas para extração, beneficiamento, transporte e exportação de minério através da falsificação de documentos públicos e fiscais, com o intuito de dar aparência de licitude a atividade criminosa. Os investigados podem pegar até cinco anos de detenção.

O manganês é essencial na produção de ligas como o aço e o alumínio e também está presente na fabricação de pilhas.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend