Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 09 de August de 2020
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Feminicídios aumentam durante ‘quarentena’. Demais violências domésticas caem

Por ORM
Publicado em 08 de junho de 2020 às 04:11H

Compartilhe:

No período da pandemia de covid-19, se especulava que a violência doméstica e contra vulneráveis iria aumentar. Afinal, mais tempo em casa poderia ter resultados indesejáveis a alguns relacionamentos. O que aumentou foi o número de casos de feminicídio, em todo o Brasil, como aponta o Fórum Brasileiro de Segurança Pública: março e abril tiveram 22,2% mais casos, em média. O Pará seguiu essa tendência, num comparativo entre 18 de março e 31 de maio deste ano e do ano passado.

Nesse período do ano passado, aponta a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), foram 7 casos no Pará. Neste ano, no período que começa a compreender a realidade local da pandemia de covid-19 (a partir de 18 março) até o final de maio, já havia 10 registros de assassinatos de mulheres. O titular do órgão, Ualame Machado, mostrou preocupação com esses dados. Ele reforçou que os canais de atendimento exclusivo a mulheres e disque-denúncia continuam funcionando.

Por outro lado, ressaltou Ualame, as estatísticas estaduais de demais violências domésticas e violência contra vulneráveis acompanharam os dados nacionais, levantados pelo FBSP. O fórum detectou redução de 25,5% dos registros de agressão em decorrência de violência doméstica e de 28,2% dos registros de estupro e estupro de vulnerável.

No Pará, entre 18 de março e 31 de maio, comparando este ano e o ano passado, houve redução de 37% de casos de violência doméstica — agressões, ameaças, lesões corporais — e 26% dos casos de estupro e estupro de vulnerável. Contudo, o secretário reconhece que pode ter ocorrido subnotificações. Afinal, algumas mulheres podem não ter conseguido um meio de denunciar a violência dos companheiros. Ele orienta: as denúncias, ainda que não sejam imediatas, ainda podem e devem ser feitas.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend