Por Floresta News
Publicado em 28 de outubro de 2024 às 06:29H
Em uma noite digna de roteiro de comédia, a Polícia Militar de Castanhal se deparou com uma ocorrência que tinha tudo para parecer piada, mas que acabou em flagrante. Um homem identificado como Aldryn Vieira Nogueira foi preso ao tentar passar-se por policial na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Castanhal, com uma farda que até impressionava, mas um disfarce que não convenceu.
O Caso:
Por volta das 19h de sexta-feira (25), o homem, todo paramentado como cabo, entrou no BPM e, em tom de camaradagem, apresentou-se como “Cabo Vieira”. Até aí, tudo certo, certo? Errado. Ao ser questionado pelos oficiais, ele alegou ser lotado em Moju, mas, ao contrário do que esperava, essa afirmação acendeu a primeira luz de desconfiança: ninguém no BPM conhecia esse cabo.
Diante das dúvidas, os policiais solicitaram documentos de identificação, ao que o suposto militar pareceu não estar preparado. Sem a famosa “identidade funcional”, o homem acabou entregando o jogo, admitindo que não era policial e confessando ter tentado enganar a guarnição.
O Equipamento Completo e a Confissão
Se a farda e a fala não colaram, o arsenal que ele levava não deixava dúvidas de que o “cabo” tinha se empenhado em parecer convincente. Com ele foram encontrados uma arma de fogo, 25 munições, dois carregadores sem numeração, um colete balístico, spray de pimenta, algemas e até um cinto com coldre. Para qualquer um, o kit poderia até passar uma imagem de respeito; para a PM, foi apenas mais uma evidência de que a história não passava de uma tentativa de encenação.
Segundo o próprio Aldryn, a história começou depois que ele tentou entrar para a corporação e não foi aprovado. Ao que parece, o fracasso no concurso não o impediu de “vestir a camisa” – ou melhor, a farda – e dar uma de policial. O falso PM agora está a disposição da justiça.
(Floresta News – Com as informações de Neto Alves )