Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 14 de December de 2025
Sistema Floresta

Polícia Civil cumpre mais um mandado de prisão no âmbito da operação ‘Passe Livre’

Por Floresta News
Publicado em 02 de dezembro de 2025 às 23:15H

Compartilhe:

Ação policial prendeu 11 suspeitos e bloqueou mais de R$ 22 milhões de envolvidos nos crimes investigados

A Polícia Civil do Pará, através da Delegacia de Repressão às Facções Criminosas (DRFC), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), cumpriu mais um mandado de prisão preventiva no âmbito da operação “Passe Livre”, deflagrada em 26 de novembro. O homem, que era um dos principais alvos da operação, se apresentou na DRCO durante à noite de segunda-feira (1º).

A operação investiga e combate delitos de organização criminosa, como extorsão qualificada, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva. A ação foi deflagrada na Região Metropolitana de Belém (RMB), e nos municípios paraenses de Tracuateua, São Miguel do Guamá e Salvaterra, bem como, em Primavera do Leste, no Estado do Mato Grosso.

No dia da operação, em 26 de novembro, foram presos preventivamente 10 investigados e realizadas 25 buscas, apreensões domiciliares e bloqueio de R$ 22.592.418,79, nas contas de investigados.

Segundo Augusto Potiguar, titular da Divisão de Repressão ao Crime Organizado, o investigado, que se apresentou nesta segunda-feira, era um agente de trânsito e tinha paradeiro incerto.

“A cooperação entre faccionados e agentes estatais demonstrou a alta periculosidade social e econômica do grupo. Essencialmente, eles controlavam um serviço público de relevância social, que é o transporte. Nesse cenário, é imprescindível a manutenção das medidas cautelares decretadas para garantir a ordem pública e econômica, bem como a instrução processual penal”, explicou o delegado.

As investigações começaram, em 2023, quando uma vítima procurou a DRFC para denunciar que estava sofrendo extorsões de uma cooperativa de vans irregulares a mando de uma facção criminosa.

Augusto Potiguar aponta que a operação reitera o comprometimento no combate à criminalidade. “Esta unidade especializada continuará firme na identificação de faccionados e na asfixia financeira dessas organizações criminosas”, explicou o titular da DRCO. 

O preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. As diligência prosseguem com o objetivo de localizar os demais indiciados.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend