Por Floresta News
Publicado em 03 de novembro de 2025 às 02:05H

Ação conjunta da DAV, CORE e DPA integra a Operação Artemis, com foco na prevenção à exploração sexual e ao consumo ilegal de bebidas por crianças e adolescentes
A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), realizou nesta semana a Operação Artemis, com foco no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil e à oferta ilegal de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Belém. A iniciativa contou com a participação da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).
A operação teve como base denúncias anônimas recebidas pelos canais Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e Disque 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que relatavam situações de risco em estabelecimentos comerciais da capital paraense.

Mais de 35 policiais civis participaram da operação, com vistorias em bares, casas noturnas e similares em diversos bairros de Belém, incluindo o distrito de Icoaraci. “Nós mobilizamos equipes das três diretorias envolvidas para fiscalizar denúncias de fornecimento ilegal de bebida alcoólica a menores de idade, além de possíveis casos de aliciamento e exploração sexual de crianças e adolescentes. Também aproveitamos a ação para divulgar a campanha que reforça a proibição da venda de álcool a esse público”, destacou a delegada Emanuela Amorim, titular da DAV.
Além da abordagem repressiva, a operação teve caráter preventivo, com afixação de cartazes informativos em locais de grande circulação e orientações aos proprietários e funcionários sobre os riscos e sanções legais relacionados a esses crimes.
Estabelecimentos notificados e autuações
Durante as diligências, quatro locais foram notificados pela Diretoria de Polícia Administrativa por irregularidades: dois estavam com alvarás vencidos e outros dois funcionavam sem qualquer autorização.

“Em um dos pontos fiscalizados, no distrito de Icoaraci, dois homens reagiram de forma agressiva à abordagem e foram conduzidos à Seccional Urbana de Icoaraci, onde foram autuados por desacato”, informou a delegada Andrezza Franco, coordenadora das ações pela DPA.