Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de April de 2024
Sistema Floresta

Quinze presos são transferidos do Pará para unidades de segurança máxima de outros estados

Por Agência Pará
Publicado em 01 de dezembro de 2021 às 10:03H

Compartilhe:
Foto: Maros Santos / Ag Pará

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) transferiu nesta terça-feira (30) para unidades de segurança máxima do Sistema Penitenciário Federal, em outros estados, 15 presos de alta relevância criminal. A transferência foi realizada após pedidos da Seap, que expôs ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) sobre os crimes cometidos e a periculosidade  dos custodiados, integrantes de quadrilhas do crime organizado nacional e internacional. 

Os argumentos da Secretaria foram acatados pelo Depen, e encaminhados para análise e julgamento dos juízes corregedores federais, que deferiram os pedidos de transferência. Toda a transferência foi feita com os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19, de saúde e garantia da integridade física e mental dos 15 custodiados.   

A transferência executada pela Seap foi planejada e coordenada pelas diretorias de Execução Criminal (DEC) e de Administração Penitenciária (DAP), com apoio e segurança de equipes da Polícia Penal, Assessoria de Segurança e Inteligência (ASI), Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (Cime), órgãos da Secretaria, e pelo Comando de Operações Penitenciárias (Cope), da Polícia Militar, mas que atua na segurança das unidades do Sistema Penitenciário do Estado, e coordenou a operação, no percurso do comboio de viaturas entre o Complexo Penitenciário de Santa Izabel (na Região Metropolitana) e o hangar do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), em Belém.

Avaliação médica – No hangar do Graesp, os 15 presos foram submetidos a exames de corpo de delito, realizados por médico do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, parceiro da Seap, e testes para Covid-19, feito por equipe de saúde da Diretoria de Assistência Biopsicossocial. Os presos receberam ainda atendimento psicossocial e de saúde, alimentação e hidratação, antes do embarque. Todos apresentaram bom estado de saúde e nenhum testou positivo para Covid.

O atendimento pelas equipes da Seap e das instituições parceiras no hangar foi acompanhado pelo secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos; pelo secretário adjunto, Arthur Moraes, e por demais gestores da Seap.

Depois de finalizada essa etapa da operação, os 15 presos foram encaminhados à Base Aérea, do Comando da Aeronáutica em Belém. Na Base, os presos foram entregues a policiais penais do Sistema Penitenciário Federal, e também passaram por procedimentos e protocolos de segurança para poder embarcar.

A parceria da Seap com todos os órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará foi fundamental para o êxito de mais esta transferência para o Sistema Penitenciário Federal. O embarque ocorreu às 15h20, em um avião Hércules C 105, da Força Aérea Brasileira, que foi enviado para a missão em Belém pelo Departamento Penitenciário Nacional.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend